Guarapuava - PR Alterar Cidade

Você sabe os graus de processamento dos alimentos?

Artigo produzido pelas acadêmicas de Nutrição, Ane Cunha, Julye Gerei, Kelly Julliane Ribeiro e Marilia Lopes


 

Uma má qualidade na dieta está relacionada com uma dieta pobre em nutrientes, rica em calorias vazias e em alimentos com alto teor de processamento, como os alimentos ultraprocessados (alimentos ricos em sal, açúcares, gorduras, e derivados do petróleo – para apresentar maior palatabilidade, durabilidade e praticidade). Excessos no consumo destes alimentos estão relacionados a distúrbios metabólicos e endócrinos, o que implica em co-morbidades relacionadas a problemas de humor (como a ansiedade, depressão, baixa energia…).

 

Uma alimentação é tão importante para o nosso corpo, quanto para o nosso cérebro!

 

Os nutrientes, dos alimentos que ingerimos, são responsáveis pelo aumento da quantidade de neurotransmissores que possuímos. Isso regula o nosso humor, comportamento, estado depressivo ou ansioso, e incluindo a qualidade de nosso sono também!

 

Se existe uma alimentação adequada, pobre em alimentos ultraprocessados, nosso humor, capacidade de pensar, raciocinar, nossa concentração e memória melhorarão!

 

Para manter uma boa saúde e o bom humor prefira sempre alimentos in natura, ou minimamente processados – vindos diretamente da natureza para a sua mesa! A nutrição tem papel fundamental na química cerebral, manutenção da saúde e no funcionamento adequado do corpo e do cérebro.

 

Você sabe o teor de açúcar/sal/óleos presentes nos alimentos?

 

 

A depressão e a alimentação