Guarapuava - PR Alterar Cidade

Cuidar da saúde mental também é coisa de homem!

Artigo produzido pelos acadêmicos de Psicologia, Alana Bragagnolo, Camila Camini, Dara Maria Martins S. Flores, Débora da Luz, Letícia Theodorovicz, Taynara F. Oliveira Detomin.


Falar sobre saúde mental em si, infelizmente, ainda é um assunto cercado por tabus e discriminações em nossa sociedade, e há um longo caminho para desconstrução de certos equívocos. No entanto, a saúde mental masculina é ainda menos exposta, pois a cultura em torno do homem é repleta de limitações e bloqueios. Por isso é de extrema importância falar sobre isso, pois o peso negativo que isso traz, dificulta a exteriorização dos sentimentos e a busca por ajuda pessoal e profissional. A sociedade precisa aceitar que homens também tem depressão, ansiedade, transtornos mentais, sentem dor e são vulneráveis. É preciso mudar as concepções enraizadas, e ao invés de dizer “seja homem”, dizer: “tudo bem falar sobre isso”.

 

Há muitos fatores que interferem na saúde mental dos homens, como a responsabilidade familiar, pressão no trabalho, a busca pela estabilidade financeira, questões socioculturais, amigos, estudos. Isso, que de alguma forma, resultam em também nos sintomas, nas angústias/alegrias sentidas.

 

Infelizmente, a busca de ajuda pelos homens, na maioria das vezes, acontece somente quando o problema já tomou proporções maiores e acabou gerando outros problemas. Por isso, é importante manter relações saudáveis e ampliar sua rede de apoio, atentando-se a evitar conflitos que influenciam de forma negativa.

 

E se você é parte da rede de apoio de alguém, vale ressaltar a importância de possibilitar momentos de qualidade, estabelecendo confiança com o sujeito que apresenta alguma limitação ou bloqueio emocional, para que assim, se sinta confortável para falar sobre suas angústias, medos, tristezas, e a partir disso, incentivar e encorajar o indivíduo a procura de uma ajuda profissional.

 

Como já sabemos, é de extrema importância falarmos sobre saúde mental, inclusive a masculina, que, além do apresentado acima, corresponde ao gênero com os maiores índices globais de autodestruição, sendo quase o dobro em comparação às mulheres.

 

Passou da hora desses tabus serem derrubados, e esse assunto ser considerado com a seriedade e leveza que merece. Converse com seus amigos sobre saúde mental, com seus pais, irmãos, colegas, incentive as pessoas a falarem sobre isso, encontre alguém de confiança para conversar sobre a SUA própria saúde mental, e, sempre que possível, ofereça a sua escuta para quem mais necessita nessas situações.

 

Precisamos cuidar de nós mesmos em todos os aspectos, cuidar uns dos outros e estarmos sempre alertas às pessoas a nossa volta – e aqui vale um último parênteses para lembrar que muitos homens tentam esconder o que sentem por medo de sofrer pelo preconceito machista de que isso seja algum sinal de fraqueza, voltamos a reforçar que não é! Que é um cuidado completamente normal e extremamente importante que TODOS devemos ter.

 

Por fim, vale ressaltar que a atenção também exista em casos que necessitem de um auxílio profissional, que é também extremamente normal e que está tudo bem, ou pelo menos pode ficar, se você considerar esse post e começar a conversar agora mesmo com alguém sobre a sua dificuldade.

 


Referências

 

PSICOLOGIAVIVA. Por que devemos falar sobre a saúde mental dos homens?               Disponível em: https://blog.psicologiaviva.com.br/saude-mental-do-homem. Acesso em: 30 mai. 2020.