O que faz um Engenheiro de Produção?

Otimizar os processos, criar um fluxo de trabalho ainda mais eficiente, produtivo e com custos reduzidos mantendo a qualidade, são algumas das funções de um profissional da Engenharia de Produção.

O QUE FAZ UM ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO?

A Engenharia de Produção é a área da Engenharia que estuda e realiza melhorias quanto à implementação de sistemas de produção e tudo que o envolve, como o uso de materiais, equipamentos, recursos naturais, humanos e energéticos. Ela atua em diversos segmentos, como no setor de serviços e também no varejo.

O Engenheiro de Produção é muito importante para organizações e setores econômicos que buscam maior competitividade. Ele aponta, elabora e resolve questões dos sistemas de produção de bens e serviços. Além disso, também busca a melhoria de processo, layout, maximizar o processo e assim produzir o máximo possível, sem falhar ou erros entregando o produto final para satisfazer a necessidade do cliente.

Algumas das funções de um Engenheiro de Produção:

• Revisar programas de produção, fluxos de processo e outras informações para entender os métodos e atividades nas manufaturas e serviços;
• Descobrir como prestar serviços com máxima eficiência;
• Desenvolver sistemas de controle para fazer planejamentos financeiros e análises de custos mais eficientes.
• Realizar procedimentos de controle de qualidade para resolver problemas de produção ou minimizar custos;
• Trabalhar com os consumidores e com a gerência para desenvolver padrões para projetos e produção;
• Projetar sistemas de controle para coordenar atividades e planejamento de produção para certificar que os produtos atenderão os padrões de qualidade.

ONDE TRABALHA?

O Engenheiro de Produção tem um campo vasto de atuação, podendo trabalhar em empresas privadas de diversos portes, empreender seu próprio negócio e ocupar posições em órgãos públicos, pois tem uma formação abrangente ligada à gestão de sistemas que envolvem pessoas, materiais, equipamentos e ambiente.

QUANTO GANHA?

No Brasil, a Lei 4.950/A, de 22 de abril de 1966, especifica o salário mínimo dos profissionais de Engenharia. Pela Lei mencionada: Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos.

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – SMART CURSO

Com 20 anos de constante evolução, inovação e excelência no ensino superior, o Centro Universitário Campo Real lança o Smart Curso, com a graduação de Engenharia de Produção em ensino híbrido.

O curso contará com aulas presenciais às sextas-feiras e aos sábados. Além das atividades presenciais, que serão com práticas, experimentos em laboratórios, trabalhos em grupo e visitas técnicas, os estudantes também contarão com aulas remotas às quartas-feiras e quintas-feiras.

Muitos dos acadêmicos da Campo Real, antes mesmo da formação, já atuam no mercado de trabalho, pois as experiências trocadas em sala de aula e adquiridas em atividades práticas em laboratórios, fazem com que o aluno esteja cada vez mais preparado para todos os desafios da profissão.