Guarapuava - PR Alterar Cidade

Esse é um curso para quem quer aprender sobre sistemas mecânicos em geral, seu funcionamento, dimensionamento e manutenção, podendo supervisionar processos produtivos, definir normas e procedimentos de segurança com conteúdo didático e adaptado a prática profissional.

Você vai desenvolver, projetar e supervisionar produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica.

Com uma formação ampla, o profissional é requisitado por indústrias de diferentes setores: automobilística, aeronáutica, fábricas de máquinas e equipamentos mecânicos, processos, ou manutenção de equipamentos produtivos.

Corpo Docente

Prof. Cristine Oliveira Prestes

VER CURRÍCULO

Prof. Fernando Volanin da Silva

VER CURRÍCULO

Prof. Jéssica Hipólito de Vasconcelos

Prof. Pedro Teles de Andrade Neto

Prof. Thiago Prado de Campos

Espaço Maker

Espaço Maker

Laboratório de Hidráulica

Laboratório de Mecânica dos Fluídos, Hidráulica e Instalações Prediais

Espaço Smart

Biblioteca Digital

LABORATÓRIO DE ROBÓTICA

LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA E CIRCUITOS ELÉTRICOS

LABORATÓRIO DE QUÍMICA E BIOQUÍMICA

LABORATÓRIO DE FÍSICA E ELETRICIDADE APLICADA

Biblioteca Professor Luiz Alberto Machado

Salas de Aula

Laboratórios de Informática

Espaço Campo Coworking

O Espaço Maker é um moderno laboratório para o aperfeiçoamento de habilidades dos futuros profissionais, com aprendizado de forma criativa e inovadora.
O Espaço Maker é um moderno laboratório para o aperfeiçoamento de habilidades dos futuros profissionais, com aprendizado de forma criativa e inovadora.
Oferece equipamentos para os estudos do comportamento de condutos forçados, como também os estudos da hidrometria.
O espaço possui módulos experimentais de escoamento de ar e escoamento de água para a realização de experimentos, demonstrações e atividades práticas.
O Espaço Smart é mais um ambiente com tecnologia para discussão e compartilhamento de diferentes modelos metodológicos de ensino.
Uma plataforma prática e inovadora, com conteúdo técnico e científico de qualidade, com acesso pelo smartphone, tablet ou computador, com mais de 8 mil obras.
O Laboratório de Robótica tem como objetivo o desenvolvimento de atividades voltadas à área de robótica e processamento de sinais, além de desenvolver produtos tecnológicos, visando os sistemas robóticos fixos e autônomos.
O Laboratório de Eletrônica e Circuitos Elétricos proporciona condições de plena integração do estudo e desenvolvimento de circuitos elétricos, eletrônica e telecomunicações com o processo de ensino.
São estudadas as reações moleculares, suas interações, assim como a quantificação e visualização de alguns açúcares extraídos em aulas práticas.
São ministradas aulas nas disciplinas de Física Experimental, para os cursos de engenharias, e noções básicas aos princípios de eletricidade.
A Biblioteca Professor Luiz Alberto Machado conta com mais de 50 mil exemplares. É hoje referência na cidade de Guarapuava com projetos sociais e é representativa à diversas cidades da região. A equipe é especializada para o atendimento ao público e a biblioteca representa à Campo Real e aos seus usuários um espaço de leitura e aprendizagem. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira: 7h30 às 22h40, e sábado: das 8h às 12h.
A Campo Real investe constantemente na criação de novos espaços, garantindo uma estrutura moderna e de qualidade aos acadêmicos.
Os laboratórios de informática da Campo Real contam com projetor multimídia e sistema de som que facilitam a comunicação entre todos os presentes no ambiente.
Espaço Campo Coworking, um ambiente perfeito para discussão de ideias, produtividade e networking entre acadêmicos e egressos, com a troca de experiências, criando uma rede de relacionamento e ampliando ainda mais a visão de mercado.

Mensalidade

R$ 1.591,80

Pontualidade até dia 8 de cada mês - *Valores vigentes para 2024

R$ 1.989,75

Valor contratual

tem dúvidas ou precisa de mais informações?

Entre em contato conosco através do WhatsApp!

entre em contato

Profª. Jéssica Hipólito de Vasconcelos

prof_jessicavasconcelos@camporeal.edu.br

PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO DE CURSO

Instagram do curso: @engmecanica_camporeal

O Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Campo Real tem como perfil do egresso um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e solução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Busca-se formar um profissional dotado de conhecimentos e habilidades que propiciem sua inserção no contexto profissional de forma autônoma, solidária, crítica, reflexiva e comprometida com o desenvolvimento local, regional e nacional, de maneira sustentável, objetivando a construção de uma sociedade justa e democrática.

 

Portaria MEC nº 704 de 1º de Outubro de 2015, publicada em 05/10/2015

O curso de Engenharia Mecânica da IES foi concebido de forma a atender as recomendações legais vigentes. Considera, também, tendências mundiais no ensino de engenharia, como a preocupação crescente com a formação humanística e a consciência ambiental do engenheiro. O currículo pleno comporta, desde o início, atividades que contribuem para desenvolver no estudante a atitude profissional do engenheiro. O Engenheiro Mecânico egresso da IES terá uma visão integrada das várias disciplinas cursadas, desenvolvida por meio da solução de problemas reais de engenharia durante sua vida acadêmica.

 

Visa proporcionar ao aluno a formação multidisciplinar característica da profissão, dando igual grau de importância às diversas áreas de atuação do Engenheiro Mecânico. Assim, proporciona a formação plena em Engenharia Mecânica, podendo o egresso optar posteriormente por treinamento mais específico em determinada área de especialidade, por meio de cursos de pós-graduação.

 

Com o objetivo de orientar essa escolha, foi instituído o Estágio Supervisionado, em que o aluno deverá vivenciar o exercício da profissão, obtendo subsídios e maturidade a fim de participar ativamente do processo de escolha de sua futura área de atuação profissional.

 

A inclusão do Trabalho de Conclusão de Curso na última série tem por objetivo proporcionar ao aluno uma experiência de realização completa de trabalho, técnico ou científico, ainda durante a ocupação dos bancos escolares, orientando-o acerca de padrões desejáveis a apresentar no mercado de trabalho.

 

O desenvolvimento e exercício contínuo da comunicação escrita, oral e gráfica são valorizados ao longo de todo o curso, dando-se ênfase ao desenvolvimento da capacidade de comunicação a partir do primeiro semestre, com a disciplina de Comunicação e Expressão, nas quais o aluno prepara relatórios, produz trabalhos acadêmicos e faz apresentações orais.

 

Caracteriza-se, assim, por possuir uma base multidisciplinar, incorporando os vários conhecimentos, entre básico, profissionalizantes e específicos

O curso de Engenharia Mecânica da IES adota o regime seriado semestral, a fim de absorver os princípios de integração e integralidade que a proposta do curso apresenta, além de permitir o máximo desempenho do acadêmico. Estrutura-se de acordo com a Lei 9394/1996 e com a Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Engenharia.

 

Para a integralização do Curso e obtenção do Diploma, o aluno deve cumprir 3.700 horas, sendo, 3.300 horas em disciplinas, conforme a distribuição da carga horária contida na matriz curricular, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, além de realizar 200 horas de Atividades Complementares de Graduação, conforme as normas deste PPC. Deverá, ainda, apresentar Trabalho de Conclusão de Curso e obter aprovação em defesa pública e cumprir no mínimo 200 horas de estágio curricular obrigatório.

 

O curso apresenta duração formal de cinco anos, com duração mínima de dez semestres e máxima de quinze. As aulas são oferecidas em turno único, matutino, de modo a proporcionar ao acadêmico, liberação do outro turno para participar de atividades que complementem sua formação acadêmica plena.

 

Distribuição da carga horária total do curso de Engenharia Mecânica

Projetos e Incentivos

Uma das iniciativas da Campo Real é o programa de Mensalidade Flex. Durante a graduação, os estudantes têm a opção de pagar apenas 50% da mensalidade e o restante é parcelado e pago após a conclusão e/ou proporcionalmente ao período utilizado, tudo isso SEM JUROS.

No programa “Amigo Real”, os acadêmicos encontram uma oportunidade incrível. Ao indicar amigos para estudarem na Campo Real, os alunos podem acumular descontos de 10% para cada amigo matriculado, podendo chegar a um desconto total de até 100%, ao longo de 10 meses.

A Campo Real valoriza a educação como um projeto familiar. Quando irmãos, pais, mães, filhos ou cônjuges estão matriculados simultaneamente, a instituição oferece um desconto de 10% na mensalidade para cada integrante da família.

A parceria entre a Campo Real e empresas conveniadas é um ponto positivo para colaboradores dessas organizações. Por meio do Convênio Empresa, é possível garantir descontos de até 20% na mensalidade, uma vantagem significativa para quem busca crescimento profissional e acadêmico.

Para aqueles que desejam ampliar seus horizontes acadêmicos, a Campo Real oferece uma grande oportunidade: 30% de desconto na mensalidade para quem opta por uma segunda graduação.

Em parceria com escolas técnicas, a Campo Real oferece até 15% de desconto para alunos de cursos técnicos, por meio do Programa Próximo Passo, incentivando a formação integral dos estudantes.

Transforme seu sonho em realidade! Conquiste bolsas de 50% ou 100% de desconto através do Programa Universidade para Todos do Governo Federal.

Contamos com o apoio do Governo Federal para oferecer financiamento de até 100% do valor da mensalidade. Invista no seu futuro sem preocupações financeiras!

Programa “A Voz Delas”, um projeto institucional que oferece 6 bolsas de estudos semestrais para pessoas vítimas de violência de gênero. Essas bolsas, sendo 2 integrais e 4 parciais, são destinadas a indivíduos encaminhados pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Programa de Incentivo Acadêmico à População Quilombola, Povos Originários e População Assentada da Reforma Agrária oferece desconto de 30% nas mensalidades. Adicionalmente, beneficiários podem usufruir de um desconto padrão de pontualidade de 10%, totalizando assim um desconto de 40% nas mensalidades.