Direito promove 3ª edição do Fórum de Profissões Jurídicas

11/08/2022

Em comemoração ao Dia do Advogado, a Atlética Acadêmica de Direito Campo Real – AADCR/Realeza, promoveu a terceira edição do Fórum de Profissões Jurídicas, no Centro Universitário Campo Real.

O evento possibilitou aos acadêmicos de Direito o contato direto com o mercado de trabalho, com convidados que compuseram a mesa do fórum, como o Desembargador Vicente Del Prete Misurelli, que iniciou o debate fazendo algumas reflexões a respeito dos caminhos que a vida de cada estudante pode tomar de acordo com as decisões profissionais realizadas.

Os promotores de justiça Mauro Dobrowolski, Diego André Coqueiro Barros e Pedro Henrique Brazão Papaiz abordaram sobre a importância da dedicação ao estudo para a conquista da dignidade profissional.

Nesse sentido, os promotores deram dicas aos acadêmicos sobre otimização do tempo, escolha da área de atuação, carreira, processos seletivos e concursos, atribuições do Ministério Público, trabalho e rotina do promotor de justiça, bem como sobre o funcionamento de investigações dentro das promotorias, técnicas e especificidades de cada cargo da área do Direito.

Além das falas sobre jornadas de trabalho, legados, buscas por soluções para problemas de origens distintas e exemplos de causas recorrentes dentro dos processos judiciais, a primeira advogada de Guarapuava, Edni de Andrade Arruda inspirou os estudantes presentes com sua trajetória profissional.

A advogada ressaltou a importância do compromisso ético e crítico com a profissão, além de desmistificar alguns termos ultrapassados corriqueiramente ainda utilizados dentro da área do Direito e finalizou o debate da mesa promovendo o dia comemorado: “A advocacia é sentinela maior da democracia e não há justiça sem advogados”.

“A capacidade está no currículo, mas a competência está no dia a dia”, dessa forma seguiu a segunda noite da terceira edição do Fórum de Profissões Jurídicas no Centro Universitário Campo Real, promovido pela Atlética Acadêmica de Direito Campo Real – AADCR/Realeza.

O Juiz em Direito Adriano Scussiatto Eyng é dono da frase que iniciou o debate sobre as competências e responsabilidades de cada profissão do direito. Adriano trouxe para o bate-papo com os acadêmicos, explicações sobre as atribuições do poder judiciário, varas, testes seletivos, volume processual, movimentação da carreira, dinâmica e produtividade do trabalho como Juiz, inspirado em sua trajetória pessoal repleta de desafios.

Na composição da mesa a Delegada Federal Fernanda Matta também contribuiu para o fórum, com o debate a respeito da configuração da Segurança Pública, atuação da Polícia Federal, direitos humanos, funcionamento dos tribunais e denúncias.

Citando casos criminais de grande repercussão, Fernanda exemplificou os direcionamentos que são realizados perante cada situação, bem como, de que forma as investigações devem ser encaminhadas pelo profissional de direito no cargo de ocupação.

Para além das experiências pessoais e conhecimento técnico, os acadêmicos do curso de Direito puderam também, por meio dos palestrantes, ouvir dicas sobre o trabalho em equipe, liderança, busca por resultados, construção de currículo, gestão e as etapas e requisitos para processos seletivos.

Outro momento importante do evento se deu com a participação de Dr. Luiz Vergílio Dalla-Rosa que inspirou os acadêmicos presentes com uma reflexão pertinente sobre o sentido da vida e sobre o aproveitamento da formação com dedicação para conquista de um caminho profissional de sucesso.