Guarapuava - PR Alterar Cidade

Acadêmicas publicam artigo “Preconceito com a mulher na Engenharia”

19/04/2021

As acadêmicas do curso de Engenharia Civil, Jaqueline de Souza e Raiany Ribeiro Teixeira tiveram o artigo “Preconceito com a mulher na Engenharia Civil” publicado no livro “Força, Crescimento e Qualidade da Engenharia Civil no Brasil”.

A obra é organizada pela engenheira civil Franciele Braga Machado Tullio e publicada pela Atena Editora, reunindo pesquisas sobre temas gerais da Engenharia Civil no Brasil.

Clique aqui para conferir a publicação do artigo.

Segundo a acadêmica Raiany, a pesquisa foi realizada pela importância do tema, além da necessidade de debater o assunto dentro dos meios acadêmicos. “Queríamos saber se elas já haviam passado por situações de preconceito, como lidaram e como isso influenciou e influencia a inserção delas no mercado de trabalho, além de aumentar o debate sobre o assunto”, explica.

“Ter uma pesquisa publicada em nível nacional enriquecerá muito nosso currículo. Além disso, como uma futura profissional quero dominar as bases científicas na área de atuação, sempre avançando e construindo novas práticas e conhecimentos”, comenta a acadêmica Jaqueline.

A pesquisa foi orientada pelos professores Bárbara Pegher Dala Costa e Sandro Roberto Mazurechen.

“A elaboração desse artigo fez com que nós, mulheres, na engenharia pudéssemos perceber que, embora haja dificuldades de nos colocarmos no mercado e da existência de preconceito, somos em um número significativo e estamos buscando cada vez mais nosso espaço na área da Engenharia Civil”, comenta a coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Bárbara Pegher Dala Costa.