Guarapuava - PR Alterar Cidade

datas comemorativas

4 de abril – Dia Nacional do Parkinsoniano

No Brasil é celebrado anualmente o Dia Nacional do Parkinsoniano em 04 de abril. A origem da data escolhida está no dia do nascimento de James Parkinson, que foi o primeiro médico a fazer análise e descrição da doença no ano de 1817. A data foi criada a fim de conscientizar a população sobre o Mal de Parkinson e as demais doenças parkinsonianas que afetam o sistema nervoso central.

A doença é mais comum em pessoas idosas. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 1% da população mundial acima de 65 anos é afetada pela doença, no Brasil estima-se que 200 mil pessoas sofram com o Mal de Parkinson.

 

Faculdade Campo Real Guarapuava- parkinson

 

Os principais sintomas são: tremores, movimento lento, rigidez muscular, perda de movimentos automáticos e alteração de fala, além disso, depressão e insônia ao longo da vida são não apenas fatores de risco, mas também sintomas iniciais da doença.

Levar uma vida saudável, praticar atividades físicas e manter sempre o nível intelecto, lendo, escrevendo, ouvindo ou assistindo noticiários podem ajudar na prevenção.

O Dia Nacional do Parkinsoniano também ajuda a divulgar informações corretas sobre os avanços em nível de tratamento que a doença obteve ao longo dos anos. Apesar da doença não ter cura, hoje em dia existem alternativas que ajudam a duplicar a expectativa de vida das pessoas que sofrem com este mal.

Ainda não existe uma resposta definitiva sobre os motivos que levam ao desenvolvimento da doença de Parkinson, mas alguns estudiosos acreditam que fatores hereditários e ambientais estejam envolvidos.

 

Alunas: Isabela Oderdenge de Almeida e Inaê Alberton Moro – 1º período Biomedicina.

 

 

24 de março - Dia Mundial de Combate à Tuberculose

DIA 24 DE MARÇO –DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO A TUBERCULOSE

DATA CRIADA EM 1982 PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) EM HOMENAGEM AOS 100 ANOS DE DESCOBRIMENTO DO BACILO DE KOCH (BK).

TRANSMISSÃO
A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch, uma bactéria cujo nome científico é Mycobacterium tuberculosis. A transmissão ocorre a partir da inalação de gotículas contendo o microrganismo expelido pela tosse, saliva ou espirro da pessoa infectada.

SINTOMAS:
• Tosse consecutivas por mais de 3 semanas;
• Febre baixa no período da tarde;
• Falta de apetite.
São alguns dos sintomas que podem ser notados no início da doença.

TRATAMENTO
O tratamento está disponível em todas unidades de saúde, tuberculose tem cura.

PREVENÇÃO
A imunização com a vacina BCG.
ACADÊMICOS: MATHEUS LARA e VANESSA MOTTA

 

Faculdade Campo Real Guarapuava - Unidos para acabar com a tuberculose

22 de março - Dia Mundial da Água

Os acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica realizaram nesta quarta-feira, 22 de março, uma palestra sobre a importância da água, desde a higienização até a produção de alimentos. A ação foi desenvolvida com os alunos da Escola Municipal São Pedro, no Alto Xarquinho, em comemoração ao Dia Mundial da Água. O evento foi promovido pelos alunos da empresa AgroJR, do curso de Engenharia Agronômica, com a orientação das professoras Eliza Gralak e Luciana Pelegrini. A atividade contou com a participação de aproximadamente 500 crianças, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

22 de março - Dia Mundial da Água

Faculdade Campo Real Guarapuava - Dia Mundial da água

21 de março – Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville.

Em memória à tragédia, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:

“Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública”

O racismo no Brasil

A legislação brasileira instituiu os primeiros conceitos de racismo em 1951 com a Lei Afonso Arinos (1.390/51) que classificava a prática como contravenção penal. Somente a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5.º, XLII, é que classificou a prática do racismo como crime inafiançável e imprescritível, sujeitando o delinquente a pena de reclusão.

Nelson Mandela: “A única arma para melhorar o planeta é a Educação com ética. Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”

21 de março – Dia da Síndrome de Down e Dia Mundial da Infância

Foi criado pela Down Syndrome International e é comemorado desde 2006. A data escolhida foi 21 de março para representar a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética. O objetivo da data é celebrar a vida das pessoas com síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade. A cada ano que passa, a voz das pessoas com a deficiência e daqueles que vivem e trabalham com elas se torna mais forte. Para comemorar a data, a Down Syndrome International, organização internacional comprometida em melhorar a qualidade de vida de pessoas com a trissomia mundo afora, encoraja as organizações e comunidades ao redor do mundo a organizar eventos e atividades para promover a conscientização sobre a síndrome de Down. Esse ano o tema escolhido, é “Minha voz, minha comunidade” #MinhaVozMinhaComunidade.

Alunos: Alexandre José da Silva; Camila Gois de Paula – Curso: Biomedicina – 1º período

 

O Dia Mundial da Infância, comemorado no dia 21 de março, foi criado para propor uma conscientização coletiva sobre as condições econômicas, sociais e educacionais as quais as crianças, no mundo todo, estão vivendo.

 

Faculdade Campo Real Guarapuava

 

De acordo com a UNICEF, a data celebra e garante os direitos fundamentais das crianças, para que, no futuro, elas se tornem grandes cidadãs e pessoas. O 21 de março também reflete os valores que influenciam na formação das crianças e que podem impactá-las quando adultos. A data faz com que seja lembrado que todas as crianças possuem direito de liberdade, bem como direito de viver em um ambiente em família e pertencer a uma sociedade. Devem ser protegidas contra a agressão, discriminação, exploração e descuido.

8 de março - Dia Mundial do Rim

8 de março - Dia Internacional da Mulher