Acadêmicos de Engenharia Agronômica simulam as deficiências nutricionais de plantas durante aulas práticas em laboratório

25/07/2014

Texto Professora Dra. Luciana Pelegrini

Os acadêmicos do 3º período de Engenharia Agronômica simulam durante as aulas práticas de Fisiologia Vegetal, as deficiências dos elementos minerais em plantas de milho de soja. O objetivo desta aula prática foi mostrar aos alunos que as plantas necessitam de diversos elementos minerais para que as mesmas completem seu ciclo de desenvolvimento e tenha uma boa produtividade. A nutrição mineral de plantas nos fornece informações sobre quais elementos são essenciais às plantas, quais suas funções, como são absorvidos, transportados e redistribuídos na planta.

Além dos três elementos não minerais, o carbono, o oxigênioe o hidrogênio, assimilados da água e do ar, as plantas necessitam de diversos outros elementos mineraisessenciais, tais como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, silício, cobre, ferro, manganês, molibdênio, níquel, sódio e zinco.Os elementos minerais são classificados em dois grupos: os macronutrientes e os micronutrientes. Os primeiros são requeridos em maior quantidade em relação aos micronutrientes.

As informações sobre a importância dos elementos minerais pode ser realizada por meio da hidroponia, com o fornecimento de soluções nutritivas. Com esta aula prática, os alunos puderam observar os sintomas da deficiência dos elementos minerais na cultura do milho e soja e vivenciar que a deficiência de certo elemento mineral impossibilita a planta de completar seu ciclo de desenvolvimento.

Figura1 –Nutrição mineral

a) Hidroponia de milho e soja

b) Plantas de milho apresentando sintomas de deficiência nas folhas mais velhas