Guarapuava - PR Alterar Cidade

SAIBA COMO IMPRIMIR SEU RELATÓRIO DE HORAS

O Centro Universitário Campo Real, em busca do melhor atendimento no que se refere à oferta e controle das atividades complementares, criou a Coordenação das Atividades Complementares, que acompanha as ações promovidas por todos os cursos e conta, evidentemente, com o apoio dos coordenadores dos cursos.

 

A Coordenação das Atividades Complementares é responsável pela verificação do cumprimento de atividades complementares necessárias à integralização do currículo de cada um dos cursos da Instituição e pelo controle das horas correspondentes no sistema de verificação, controle que pode ser visualizado no Portal do Aluno. Além disso, promove oportunidades de integralização das referidas horas como, por exemplo, o Projeto Cidadania Real, que realiza ações voltadas à comunidade de Guarapuava e região, contando com a participação de todos os cursos da IES.

As Atividades Complementares e Sociais do Centro Universitário Campo Real são regidas pela Resolução nº 1/2010 e atualizada pela Resolução 04/2021. De acordo com a referida resolução:

Art. 2º. As atividades complementares têm por função aprimorar a formação acadêmica, tendo em vista o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, enriquecendo a formação do corpo discente de acordo com a particularidade de seus objetivos, aptidões, habilidades, competências, preferências e carências; permitindo-lhes aprimorar a interligação entre a academia e a prática profissional, bem como oferecer mais uma via para o desenvolvimento científico da instituição; além de aproximar a IES do seu papel social, inclusive implementando a inclusão social por intermédio de elaboração e desenvolvimento de projetos sociais, de pesquisa científica, ensino e extensão.

 

É possível aos acadêmicos suprir a carga horária complementar prevista no Projeto Pedagógico de Curso, nas seguintes modalidades:

Art. 3º. As atividades complementares que computarão na integralização do currículo dos alunos de cada Curso de Graduação do IES serão estruturadas de acordo com as seguintes modalidades: Eventos diversos; Disciplinas de outros cursos, desde que não sejam utilizadas para equivalência/aproveitamento no curso; Projetos e Programas de pesquisa; Projetos e Programas de extensão; Iniciação Científica; Representação discente ou estudantil; Monitorias; Assistência a defesas de trabalhos de curso, dissertações e teses; Estágio remunerado e/ou voluntário; Cursos de Língua Estrangeira e de Informática; Grupos de estudos; Visitas técnicas; Cursos de atualização e participação em projetos sociais.

 

 Destacam-se entre as referidas modalidades, os Projetos Sociais, que devem integralizar 30% (trinta por cento) da carga horária total das atividades complementares. Os Projetos Sociais visam proporcionar mais oportunidades para que os acadêmicos aprimorem o exercício da cidadania por intermédio da prática acadêmica que interliga uma instituição de Ensino Superior nas suas atividades de ensino e pesquisa, com as demandas da maioria da população. Por intermédio dos Projetos Sociais as ações são organizadas para transformar determinadas realidades sociais. Trabalhos estes que podem contar com a participação da Sociedade Civil organizada.

 

Os Projetos Sociais devem desenvolver a capacidade de leitura da realidade em que o projeto se desenvolve, percepção de vulnerabilidades, situações de solidariedade e de lutas por reconhecimento de direitos e de gerar compreensão dos contextos políticos, sociais e institucionais, produzindo aprendizagem e motivação, desenvolvendo soft skills.

 

De acordo com o regulamento, acadêmicos e/ou professores poderão apresentar propostas para as atividades complementares e sociais a serem executadas, sob a orientação do(a) Coordenador(a) do Curso e da Coordenação das Atividades Complementares e Sociais.

 

As propostas de eventos (palestras, colóquios, visitas orientadas etc.) e projetos (de pesquisa, extensão, sociais etc.) devem ser enviadas para acs@camporeal.edu.br ou para proppe@camporeal.edu.br e cujos modelos seguem abaixo.

 

As propostas encaminhadas à Pró-reitoria de Pós-graduação, Iniciação à Pesquisa e Extensão são analisadas e, juntamente com a Coordenação das Atividades Complementares, assim que aprovadas são remetidas à Coordenação do Curso para que possam dar início à execução da atividade. Não são válidas atividades complementares e sociais sem que o projeto seja analisado pela Pró-reitoria, cuja esta coordenação faz parte.
Ao término da atividade, professores e alunos envolvidos elaborarão relatório e encaminharão à Coordenação das Atividades Complementares e Sociais para inclusão no sistema de carga horária complementar.

Professora Adriana Cristina Loli

Coord. Ativ. Complementares e Sociais

acs@camporeal.edu.br

Projetos Coordenados Pela Coordenação De Atividades Complementares e Sociais

O Centro Universitário Campo Real procura destacar-se por seu envolvimento com a comunidade de Guarapuava e região, cumprindo assim a sua responsabilidade social, colocando o conhecimento aqui produzido à serviço da sociedade.

 

Dentro do Programa de Extensão CIDADANIA REAL, funciona o Projeto Cidadania Real, composto pela Blitz Campo Real, Projeto Biblioteca Livre, Brechó Coração, entre outros.

 

O Projeto de Extensão CIDADANIA REAL leva palestras a escolas, empresas, associações etc., sobre temas como direito, saúde, planejamento financeiro, alimentação saudável, entre outros. A BLITZ CAMPO REAL leva alunos e professores às cidades da região e a localidades de Guarapuava para prestação de serviços como: orientação jurídica, orientação nutricional, exames de dosagem de glicemia, aferição de pressão arterial, entre outros. O projeto BIBLIOTECA LIVRE arrecada livros durante todo o ano e leva biblioteca itinerante a diferentes pontos de Guarapuava e o BRECHÓ CORAÇÃO promove a venda de roupas e calçados a preços muito baixos em pontos de grande circulação de pessoas.

 

São também realizadas constantes campanhas de arrecadação de alimentos, agasalhos, brinquedos, itens de enxoval infantil, chocolate, toalhas de banho, todos destinados a entidades de Guarapuava e região.

 

O Projeto de Extensão A VOZ DELAS promove práticas em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, com o objetivo de resgatar a autoestima, sororidade e empoderamento feminino.

 

Em razão do desempenho da IES no sentido de cumprir com sua responsabilidade social, colocando-se em contato com a comunidade, a ABMES (Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior) lhe confere anualmente o selo de Instituição Socialmente Responsável além de anualmente ser reconhecida por contribuir com ações a favor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, recebendo o selo instituído pelo Movimento Nós Podemos Paraná e Sistema FIEP.

Fique por dentro!

Carga Horária