Guarapuava - PR Alterar Cidade

Extensão

A Política de Extensão está definida na Resolução 36/2014, que assim a define: Art. 2º. Por extensão deve ser entendida a atividade de ensino e/ou de iniciação à pesquisa que implemente o processo de ampliação dos limites da IES à comunidade. Esse processo deve ser educativo, cultural, científico e político, primando pela interdisciplinaridade, que apresente pelo menos uma das seguintes dimensões:

I – articulação com o ensino, tanto da graduação como da pós-graduação;

II – articulação com a iniciação à pesquisa;

III – integração entre a teoria e prática na formação profissional;

IV – contribuição para a formação social;

V – contribuição para o desenvolvimento local e/ou regional.

Programas

A instituição  consta hoje com 7 grandes Programas de Extensão, dentro dos programas estão compreendidos os projetos:

 

 

I – “Cidadania Real”

Coordenadora: Profª . Adriana Loli

O Programa Cidadania Real foi criado com a proposta de abordar com enfoque interdisciplinar questões sociais, de enfrentamento dos problemas locais, auxiliando na criação de políticas locais e propondo abordagens solucionadoras para diversos problemas.

 

II – O Programa “Saúde Integral”
Coordenador: Prof. Guilherme Aurélio Oliveira

O Programa Saúde Integral foi criado a partir da inauguração da RealClin, uma clínica multidisciplinar, com o objetivo de promover ações de saúde, em diversos âmbitos, dentro e fora da clínica, visando atender população carente e formar parcerias entre setores da sociedade civil organizada e governos locais.

 

III – O Programa “Engenharia Integral”
Coordenador: Prof. Barbara Pergher Dala Costa

O Programa Engenharia Integral foi criado com a proposta de oferecer treinamentos a alunos de engenharia e outros cursos, abordando soluções propostas por engenheiros de diversas áreas. Um objetivo importante deste projeto é utilizar a impressora 3D para propor soluções a diversos problemas.

 

 

IV – O Programa “Justiça em Campo”
Coordenador: Prof. Guilherme Schroeder Abreu

O Programa Justiça em Campo pertence ao curso de Direito e abriga atividades de atendimento a populações carentes, práticas restaurativas, palestras e atividades de conscientização.

 

 

V – O Programa “Campo Verde”
Coordenadores: Prof. Helton Felipe Stremel e Prof. Eliza Gralak

O Programa Campo Verde foi criado com a proposta de abordar temas associados à sustentabilidade no campo, meio ambiente e saúde animal (permeando também a saúde única). Os projetos abrigam parcerias com investidores, empresas locais, órgãos governamentais e não governamentais fomentando tecnologia e inovação na agricultura e pecuária e nos cuidados com animais de companhia.

 

 

VI – O Programa “A Voz Delas”
Coordenadoras: Prof. Adriana Cristina Loli, Prof. Professora Patricia Melhem Rosas e Prof. Michely Santos

O Programa A Voz Delas foi criado considerando a relevância da formação continuada para o empoderamento e superação de ciclos de violência. O objetivo é fortalecer iniciativas de inclusão, formação, parcerias e critérios para concessão de bolsa de estudos para pessoas vítimas de violência de gênero.

 

VII – O Programa “Conexã0 Real”
Coordenadoras: Prof. Moana Rodrigues França  e Prof. Isabelle Cordova Gomes

O Programa Conexão Real foi criado com o objetivo de fortalecer e incentivar iniciativas voltadas ao empreendedorismo, inovação e criatividade, as quais são fundamentais para preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho atual e para promover o desenvolvimento econômico e social.

 

Estrutura

A extensão atinge a estrutura pedagógica e administrativa da instituição em diversos níveis, já que amplia as atividades de ensino e pesquisa. O setor responsável diretamente pela extensão é a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Iniciação à pesquisa e Extensão (PROPPE). Todas as demais coordenações de cursos e, especialmente a coordenação de atividades sociais e complementares, atuam de forma conjunta.