Semana de Biomedicina apresenta inovações e tecnologias

08/11/2022

Proporcionando aos acadêmicos novas experiências, além do contato com renomados profissionais do mercado de trabalho, os acadêmicos estão participando da Semana Acadêmica Biomedicina.

Nesta segunda-feira, 7 de novembro, o evento contou com a palestra “Biomédico e a Carreira Acadêmica”, com a biomédica Kamila Chagas Perroni Zueli, além da mesa redonda “Egressos da Área da Pesquisa”, com as biomédicas Karine Siqueira, Laís de Almeida Campos e Estéfany Santos Redondo.

Laís de Almeida Campos, Biomédica pelo Centro Universitário Campo Real (2018). É mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2020). Atualmente é doutoranda pela Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, atuando no Laboratório de Nanotecnologia Farmacêutica da Unicentro- Guarapuava e no Laboratório de Proteômica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp- Araraquara). Possui experiência em micologia clínica e patologia clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: infecções fúngicas invasivas, sensibilidade antifúngica, fatores de virulência em Candida spp e desenvolvimento de sistemas nanoestruturados para atividade antifúngica.

Estéfany Santos Redondo, graduada em Biomedicina pelo Centro Universitário Campo Real (2020). Mestranda em Ciência de Alimentos na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem experiência na área de Análises Bromatológicas, com ênfase em Microbiologia e Segurança de Alimentos. Atualmente trabalha com Toxinas Microbianas, na detecção e quantificação em fluidos biológicos e em produtos alimentícios, avaliação da ação patológica no organismo humano e desenvolvimento de métodos analíticos por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC).

Karine Siqueira, aluna de mestrado do programa de pós-graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Estadual de Londrina. Iniciando o segundo ano do mestrado com estudos na área de genética de bactérias, com foco em caracterização molecular de bactérias patogênicas de tilapias do Nilo. Atualmente estagiando na Nord University em Bodø, Noruega, no programa de Biociências e Aquicultura.

Promovendo práticas interdisciplinares, os acadêmicos participaram de minicursos na Semana Acadêmica Biomedicina. Nesta terça-feira, 8 de novembro, a programação contou com as seguintes atividades: Interpretação de Exames Laboratoriais, Coleta Sanguínea, Perícia Criminal e Preparo de Soluções.

Os acadêmicos de Biomedicina participaram de vários minicursos da Semana Acadêmica, promovendo a ênfase da prática interdisciplinar: Interpretação de Exames Laboratoriais, Cervejas Artesanais, Coleta Sanguínea, Cuidados com a Pele e Inovação Tecnológica.

A Semana Acadêmica de Biomedicina está proporcionando novas experiências, além do contato com renomados profissionais do mercado de trabalho.

Nesta quinta-feira, 10 de novembro, o evento contou com a palestra “Perfusão Extracorpórea”, com o biomédico Bruno Alencar Herrera de Souza, e com a discussão “Uso da Medicina Genômica na Prática Clínica”, com a bióloga Rafaela da Rosa Ribeiro.

Finalizando as atividades da Semana Acadêmica Biomedicina, nesta sexta-feira, 11 de novembro, o evento contou com a palestra “Como construir uma carreira de sucesso?”, com a professora Maria Luiza Klein, além de um jantar de confraternização entre acadêmicos e professores.