Acadêmicos desenvolvem softwares para instituições sociais

13/06/2024

O curso de Engenharia de Software fez a entrega dos softwares para instituições sociais de Guarapuava. Os projetos foram desenvolvidos por 18 acadêmicos na disciplina de Extensão, tendo como principal objetivo facilitar e suprir demandas das seguintes instituições: Instituto Dom Bosco, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Instituto Projeção, Instituto Renascer e Farmácia Solidária. Assim, os alunos realizaram na prática o que foi aprendido durante o curso, além de retribuir o que as instituições fazem pela cidade e região, tornando o dia-a-dia mais prático e organizado.

Os estudantes escolheram a instituição que iriam trabalhar, pensaram nas soluções dos problemas específicos conforme as demandas e desenvolveram o software. A coordenadora do curso de Engenharia de Software, professora Isabelle Cordova Gomes, conta que os alunos tiveram três meses para entregar os projetos.

“Eles fizeram os contatos com os clientes e desenvolveram todas soluções solicitadas. A gente fez o ato de entrega, com o termo de compromisso, em que os alunos disponibilizarão esses softwares às entidades e que posteriormente elas podem manter e até, quem sabe, contratar nossos alunos para manter essas demandas, aumentar os softwares e as manutenções”, explica.

Lucas Cordeiro, estudante do sétimo período, fez parte do desenvolvimento do software ao Instituto Renascer, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O projeto consistia em gestão de estoque de produtos e doações. Segundo o acadêmico, o contato com o instituto era frequente, com reuniões, tira dúvidas e atualizações do sistema conforme as demandas. “Você está lidando com clientes reais, com projetos reais, em que essas instituições vão usar esses projetos no dia-a-dia”, destacou.

Além do Instituto Renascer, o Instituto Dom Bosco também foi beneficiado com dois projetos, sendo o primeiro um sistema de registro de frequência para o almoço solidário que é servido todos os dias. O diretor executivo do instituto, Gabriel Santos de Paula, comemora a parceria com os alunos da Campo Real.

“Todos os dias a gente serve almoço e a gente não consegue fazer o controle, ou ele é muito manual. Então a partir desse momento a gente consegue, com sistema, gerar relatórios, ver quem a gente está atendendo. Então vai facilitar muito os relatórios que a gente vai precisar para fazer as métricas desse projeto.”

O segundo projeto desenvolvido busca auxiliar na venda de produtos, que também é uma demanda antiga da instituição. “Hoje o custo de um sistema para você fazer a gestão de vendas de produtos é alto. Então, tendo esse sistema que foi proporcionado pela turma, facilita e ajuda também na gestão da venda de produtos. Somos uma instituição filantrópica que não visa lucro, mas temos os custos para suprir a necessidade diária da instituição”, comenta Gabriel.