Curso de Direito promove Jornada em Ciências Criminais
24/10/2024A 11ª edição da Jornada em Ciências Criminais foi marcada por debates profundos e provocadores, trazendo à tona discussões essenciais sobre o sistema de justiça e a criminologia no Brasil e no mundo.
No primeiro dia, Amanda Ribeiro dos Santos apresentou o tema “Direitos Humanos sob a Perspectiva Antidiscriminatória do Sistema Interamericano”, abordando igualdade e justiça no cenário internacional. Em seguida, Clécio José Morandi de Assis Lemos discutiu o “Abolicionismo Penal”, propondo uma nova visão de justiça sem a dependência do encarceramento. O dia foi encerrado com Andrews Luiz Bianchi e Eduardo Berger Ugalde, que trouxeram uma visão futurista com “Tecnologia e Tribunal do Júri: Possibilidades e Realidades do Processo Penal 4.0”, explorando o impacto da inovação digital no processo penal.
Na segunda noite, Aknaton Toczek Souza analisou o tema “STF e a Cannabis: uma Análise Criminológica da Decisão e da Política de Drogas”, destacando os desafios da descriminalização. Giovane Matheus Camargo trouxe uma reflexão sobre os desafios da defesa no tribunal do júri com “O Tribunal do Júri e a Tradição Inquisitorial”, e Marcelo Bordin fechou a noite com uma crítica à “Hipermilitarização no Sistema de Justiça Criminal”.
A última noite foi igualmente intensa. Fernanda Bugai destacou a necessidade de protocolos de gênero para garantir os direitos das mulheres no sistema carcerário, com a palestra “Mulheres, Sistema Privativo de Liberdade e Protocolo de Gênero”. Fernanda Nobre da Matta Kurmann discutiu o impacto dos inquéritos nas decisões judiciais com “O Inquérito Policial e a Jurisprudência dos Tribunais Superiores”, e a promotora Andrea Martinesco, do Ministério Público Federal, compartilhou sua vasta experiência em varas criminais, cíveis e eleitorais.