Aula sobre primeiros socorros promove interdisciplinaridade entre acadêmicos de Enfermagem e Engenharia Agronômica

29/04/2015

Diariamente, existe a hipótese de nos confrontarmos com situações de emergência que exigem uma intervenção imediata e crítica, porém, muitas vezes não nos sentimos preparados para atuar em tal circunstância por não sabermos como proceder ou por desconhecemos a necessidade de fazê-lo. Dado que podemos ser os únicos no local da ocorrência, é importante estarmos preparados para atuar rapidamente, até a chegada dos meios de socorro, pois pode ser a vida de um familiar, de um amigo ou colega que está em risco. Os primeiros socorros, como o próprio nome indica, são os primeiros cuidados que devem ser prestados, o mais rápido possível a vítimas que se encontrem em situação de acidente ou de um mal súbito, no local onde a situação está a ocorrer. Muitas vidas têm sido salvas devido a este tipo de cuidados, em outros casos, quando alguém presta primeiros socorros acaba por evitar que males maiores aconteçam. Quem está a socorrer a vítima precisa levar em conta a situação em que está se encontra por forma a garantir a sua segurança e a segurança do local onde irá prestar os primeiros socorros. Tudo isso se agrava quando trabalhamos com a possibilidade de um acidente no campo, local geralmente de difícil acesso e comunicação, ficando longe de hospitais e prontos-socorros. Tendo em vista tudo isso, o 7° período de Enfermagem realizou na noite do dia 28 de abril um treinamento com o 6° período de Engenharia Agronômica.

Supervisionado pelo professor Altair Justus Neto, responsável por ministrar a disciplina de Urgência e Emergência no curso de enfermagem, os alunos realizaram abordagens a respeito das mais variadas situações de urgência e emergência que uma pessoa possa ter no campo, abordando temas como: controle de hemorragias, fraturas, queimaduras, intoxicações, parada cárdico respiratória entre outras. O docente avalia a abordagem: ” é muito bom ver os alunos disseminando o conhecimento adquirido em sala de aula, e acima de tudo utilizando a criatividade em situações adversas, como exemplo um dos grupos utilizou varam de bambu para estabilizar fraturas. Isso possibilita uma avaliação muito mais completa do conteúdo repassado, e confesso uma enorme satisfação enquanto professor uma vez que vejo eles aplicando de maneira correta o que aprenderam”, afirmou.