Mesa Redonda tratará de Intervenções profissionais em situações de abuso sexual contra crianças e adolescentes

14/05/2015

Mesa Redonda

“Intervenções profissionais em situações de abuso sexual contra crianças e adolescentes:

do atendimento às vítimas à responsabilização do autor da violência”

Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida em função da violência brutal cometida contra a menina Araceli Cabrera Crespo (8 anos), em 1973, em Espírito Santo. Seu corpo foi encontrado três dias depois de seu desaparecimento, desfigurado e com sinais de drogas no corpo, espancamento e estupro. Seus agressores foram Dantinho e Paulinho, filhos de empresários renomados da região e escaparam impunes da responsabilidade por seus atos.

Esse fato chocou o Brasil inteiro e levantou o tema até então (e ainda) considerado Tabu: a objetificação sexual de crianças e adolescentes. Contra a expectativa da maioria da população, a maioria dos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes ocorrem em suas próprias famílias e não é incomum que, numa conjuntura de desigualdade social e desinformação, os próprios genitores ofereça suas filhas e filhos para o mercado de serviços sexuais. De acordo com os dados disponibilizados pelo Ministério Público do Paraná, o estado é responsável por 24% de todas as denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no país em 2014. Os dados em Guarapuava não são menos assustadores: em 2013 foram 52 casos registrados no município, embora seja de conhecimento comum entre os profissionais da área que as várias formas de violência são subnotificadas. Embora ainda não tenhamos disponíveis os dados referentes ao município em 2014, os números evidenciam que está mais do que na hora de dialogar sobre o tema e construir formas eficazes de combater o problema e oferecer atendimento de qualidade às crianças e adolescentes que foram vitimados.

Um dos objetivos do projeto é Sensibilizar acadêmicos e profissionais das áreas de Psicologia, Enfermagem e Direito, bem como outros profissionais da REDE-PCA (Rede de Proteção e Atendimento à Crianças e Adolescentes de Guarapuava), sobre as dimensões do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, bem como sobre formas de enfrentamento e de intervenções adequadas e efetivas.

Público-alvo: Estudantes das áreas de Direito, Enfermagem e Psicologia, bem como profissionais que atuam na área da Infância e Adolescência.

DATA  HORÁRIO  ATIVIDADES
18/05/2015 19h Abertura
18/05/2015 19h30min

“Escuta e Avaliação Psicológica em situações de suspeita de abuso sexual contra crianças e adolescentes”.

Professora da Faculdade Campo Real e Psicóloga Tania Regina dos Reis Mansano

18/05/2015 20h “Responsabilização criminal do autor da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”. Professora da Faculdade Campo Real e Advogada Ana Cláudia Silva.
18/05/2015 20h15min “Fluxo de Atendimento em Situações de Violência Sexual de Crianças e Adolescentes no Município de Guarapuava”. Psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social “Formando Cidadão” (CREAS III) e representante da Rede de Proteção e Atendimento à Criança e ao Adolescente de Guarapuava, Luciane Sékula.

SOBRE AS MINISTRANTES

Professora e Psicóloga Tania Regina dos Reis Mansano: Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Marília (1981), graduação em Formação de Psicólogo pela Faculdade de Ciências da Fundação Educacional de Bauru (1983) e especialização em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1998). Atualmente é Pesquisadora da Universidade Estadual do Centro-Oeste e Docente da Faculdade Campo Real. Tem experiência na área de Avaliação Psicológica, Psicologia Clínica e de Educação, sendo nesta com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Professora e Advogada Ana Claudia Silva: Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), especialização em Ciências Criminais pela UniCuritiba e mestrado em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é professora de Direito Penal da Faculdade Campo Real. Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria do delito e teoria da pena, constitucionalização do Direito Penal e direitos fundamentais.

Psicóloga Luciane Sekula: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1994), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação (2004), e em Sociologia e Filosofia pela Universidade do Estado do Centro-Oeste (2008). Atualmente é psicóloga da Prefeitura Municipal de Guarapuava, atuando com Acompanhamento psicossocial e sociofamiliar de Adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social “Formando Cidadão”. Anteriormente atuou no Centro de Apoio Psicossocial de Guarapuava e no Centro e Referência Especializado de Assistência Social – Unidade I (Atendimento para crianças e adolescentes vítimas de violência). Tem experiência na área de Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, Psicologia Jurídica, Psicologia Institucional e Psicologia Clínica.

Inscrições no local

Investimento

Inscrição para obtenção de declaração de participação no evento como ouvinte R$ 5,00*

*Apenas participantes interessados em obter a declaração de participação