tem dúvidas ou precisa de mais informações?
Entre em contato conosco através do WhatsApp!
Esse é um curso para quem quer aprender sobre sistemas mecânicos em geral, seu funcionamento, dimensionamento e manutenção, podendo supervisionar processos produtivos, definir normas e procedimentos de segurança com conteúdo didático e adaptado a prática profissional.
Você vai desenvolver, projetar e supervisionar produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica.
Com uma formação ampla, o profissional é requisitado por indústrias de diferentes setores: automobilística, aeronáutica, fábricas de máquinas e equipamentos mecânicos, processos, ou manutenção de equipamentos produtivos.
R$ 1.663,75
Pontualidade até dia 8 de cada mês - *Valores vigentes para 2025
R$ 2.133,01
Valor contratual
Entre em contato conosco através do WhatsApp!
Profª. Jéssica Hipólito de Vasconcelos
prof_jessicavasconcelos@camporeal.edu.br
PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO DE CURSO
Instagram do curso: @engmecanica_camporeal
O Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Campo Real tem como perfil do egresso um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e solução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Busca-se formar um profissional dotado de conhecimentos e habilidades que propiciem sua inserção no contexto profissional de forma autônoma, solidária, crítica, reflexiva e comprometida com o desenvolvimento local, regional e nacional, de maneira sustentável, objetivando a construção de uma sociedade justa e democrática.
O curso de Engenharia Mecânica da IES foi concebido de forma a atender as recomendações legais vigentes. Considera, também, tendências mundiais no ensino de engenharia, como a preocupação crescente com a formação humanística e a consciência ambiental do engenheiro. O currículo pleno comporta, desde o início, atividades que contribuem para desenvolver no estudante a atitude profissional do engenheiro. O Engenheiro Mecânico egresso da IES terá uma visão integrada das várias disciplinas cursadas, desenvolvida por meio da solução de problemas reais de engenharia durante sua vida acadêmica.
Visa proporcionar ao aluno a formação multidisciplinar característica da profissão, dando igual grau de importância às diversas áreas de atuação do Engenheiro Mecânico. Assim, proporciona a formação plena em Engenharia Mecânica, podendo o egresso optar posteriormente por treinamento mais específico em determinada área de especialidade, por meio de cursos de pós-graduação.
Com o objetivo de orientar essa escolha, foi instituído o Estágio Supervisionado, em que o aluno deverá vivenciar o exercício da profissão, obtendo subsídios e maturidade a fim de participar ativamente do processo de escolha de sua futura área de atuação profissional.
A inclusão do Trabalho de Conclusão de Curso na última série tem por objetivo proporcionar ao aluno uma experiência de realização completa de trabalho, técnico ou científico, ainda durante a ocupação dos bancos escolares, orientando-o acerca de padrões desejáveis a apresentar no mercado de trabalho.
O desenvolvimento e exercício contínuo da comunicação escrita, oral e gráfica são valorizados ao longo de todo o curso, dando-se ênfase ao desenvolvimento da capacidade de comunicação a partir do primeiro semestre, com a disciplina de Comunicação e Expressão, nas quais o aluno prepara relatórios, produz trabalhos acadêmicos e faz apresentações orais.
Caracteriza-se, assim, por possuir uma base multidisciplinar, incorporando os vários conhecimentos, entre básico, profissionalizantes e específicos
O curso de Engenharia Mecânica da IES adota o regime seriado semestral, a fim de absorver os princípios de integração e integralidade que a proposta do curso apresenta, além de permitir o máximo desempenho do acadêmico. Estrutura-se de acordo com a Lei 9394/1996 e com a Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Engenharia.
Para a integralização do Curso e obtenção do Diploma, o aluno deve cumprir 3.700 horas, sendo, 3.300 horas em disciplinas, conforme a distribuição da carga horária contida na matriz curricular, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, além de realizar 200 horas de Atividades Complementares de Graduação, conforme as normas deste PPC. Deverá, ainda, apresentar Trabalho de Conclusão de Curso e obter aprovação em defesa pública e cumprir no mínimo 200 horas de estágio curricular obrigatório.
O curso apresenta duração formal de cinco anos, com duração mínima de dez semestres e máxima de quinze. As aulas são oferecidas em turno único, matutino, de modo a proporcionar ao acadêmico, liberação do outro turno para participar de atividades que complementem sua formação acadêmica plena.
Distribuição da carga horária total do curso de Engenharia Mecânica
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.