IV Jornada Biomédica e II Workshop Laboratorial: caminhos da saúde, perícia e estética.

11/11/2013

Dia 12 de novembro – Terça-feira

Local: Salão Nobre

18h30min. – Credenciemento

19h15min. – Abertura

19h30min. – Palestra: “Erros pré-analíticos laboratoriais”

Dr. Fabiano Henrique Mateus

Graduado em Farmácia Bioquímica na Modalidade Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É Mestre e Doutor em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela mesma instituição possui especialização MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Sua trajetória profissional inclui a função de Consultor Técnico na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o ensino universitário em programas de graduação e pós-graduação de formação médica e biomédica.

20h45min. – Coffee break

21h – Palestra: “Infecções fúngicas nosocomiais”

Dr. Marcos Ereno Auler

Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Microbiologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO-PR. É coordenador do Curso de Farmácia e do Curso de Especialização em Saúde Pública com Ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Unicentro. Atua na área de Farmácia, com ênfase em Microbiologia – Micologia.

Dia 13 de novembro – Quarta-feira

Local: Área de convivência – Unidade I

19h – Palestra: “O papel do biomédico nas ciências forenses”

Thiago Yuiti Castilho Massuda

Graduado em Biomedicina e Mestre em Patologia Experimental pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Perito Oficial do Instituto de Médico Legal de Curitiba-PR, Professor e Coordenador do Curso de Biomedicina da FACEAR, professor dos cursos de pós-graduação em Análises Clínicas do IBPEX, Ciências Forenses da Universidade Tuiutí do Paraná, Coordenador do Curso de Pós-graduação em Biologia, Genética e Toxicologia Forense do Instituto Equilibra. Membro efetivo do Comitê de Ética da FACEAR.

20h30min. – Intervalo

21h – Minicursos

Análise de amostras biológicas de local de crime (Identificação de Sangue em local de crime, Identificação de Sêmen relacionado à crime, Cadeia de custódia)

Prof. Thiago Yuiti Castilho Massuda

Entomologia forense:  a utilização de insetos em investigações criminais

Profa. Fernanda Viero Dias

Laser Diodo Milesman: maior eficácia na remoção de pelos

Elaine ( Estética Diolaser)

Drenagem Linfática manual

Débora Medlo (Estética Espaço da Beleza)

Cosmetologia: tendências do mercado.

Dr. Daniel de Paula

Produção de derivados do leite e análise sensorial

Profa. Janaína Angela Túrmina

Fotografia Cientifica

Prof. Ricardo A. Pereira

Trabalhos acadêmicos: dos princípios à formatação

Profa. Adriane Lenhard Vidal

Dia 14 de novembro – Quinta-feira

Local: Salão Nobre

19h – Palestra: “Uso de recursos ergogênicos e produtos naturais no tratamento de doenças crônico-degenerativas”

Dr. Carlos Ricardo Maneck Malfatti

Graduação em Biomedicina e Educação Física. Bolsista Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária de Apoio ao de Cientifico e Tecnológico do Paraná. Professor adjunto C (RT-40 DE) na Universidade Estadual do Centro Oeste (PR), Orientador no Mestrado em Ciências Farmacêuticas e Mestrado em Desenvolvimento Comunitário. Possui doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrado em Ciências Biológicas: Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Atua como membro do comitê editorial de periódico internacional indexado no Qualis-Capes (Biomedical Human Kinetics). Lidera grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ e atestado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Coordenador do Laboratório de Ciências Biomédicas – BIOMED (UNICENTRO). Possui patente depositada para uso de planta medicinal no tratamento do Diabetes.

20h45min. – Intervalo

21h – Bioética – Um desafio ético para vida.

Prof. Luigi Chiaro

Possui graduação em Filosofia pela Pontificia Universidade Lateranense (1982), graduação em Teologia pela Pontificia Universidade Lateranense (1986), graduação em LICENCIATURA FILOSOFIA (revalidação) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007). Atualmente é horista da Escola Diocesana de Formação Política, celetista – Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, professor – , horista – Faculdades Campo Real, experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: direito, educação, dignidade humana, política e ética.

22h – Festa de Encerramento – Confraria Bar