Direito está entre os melhores cursos do Paraná

13/03/2017

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou nessa quarta-feira, 8, os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Foram publicados três indicadores: Conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Mais uma vez, o curso de Direito, da Faculdade Campo Real, foi destaque entre todas as graduações da região e também do Paraná. Na classificação do CPC, na categoria faculdade privada do Paraná, o curso está em primeiro lugar. Ainda no CPC, mas na categoria ensino superior (faculdades, universidades e centros universitários públicos e privados), o curso é o segundo melhor do Estado. Na classificação do Enade, na categoria geral, Direito está como a terceira melhor graduação.

Segundo a professora e coordenadora de Direito, Elizania Caldas Faria, esses ótimos resultados são reflexos positivos da atuação unificada do corpo docente e da dedicação dos acadêmicos, com o propósito de oferecer um ensino de excelência. “Todos os professores se dedicam para que o nosso curso seja um dos melhores. Essas notas também são resultados dos nossos alunos, que se empenharam para a realização da prova”, comemora.

Ainda segundo a coordenadora, os acadêmicos comprovaram mais uma vez que estão preparados para o mercado de trabalho, pois escolheram uma instituição de ensino séria. “Essa ótima notícia é a concretização da dedicação dos professores, coordenação e instituição. Isso vem para somar e comprovar o ensino de qualidade que ofertamos na Campo Real”, acredita.

O IGC é a nota da instituição, que é atribuída pelos resultados do CPC de todos os cursos. Essa nota é atualizada a cada ano. A Faculdade Campo Real manteve o resultado 4, que é a segunda melhor nota na escala de 1 a 5. Segundos os relatórios divulgados, nenhuma faculdade no Paraná alcançou o conceito 5.

Os indicadores de qualidade são usados para as análises da qualidade do ensino de cada instituição, regulamentação das faculdades e também é um dos critérios para participação e liberação de bolsas, como do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

“A Faculdade Campo Real comprovou mais uma vez que é uma das melhores instituições de ensino superior de Guarapuava e região. Alcançamos os melhores índices, passando à frente de renomadas faculdades do Paraná. A nossa instituição oferece vários cursos, com preços acessíveis, além da possibilidade de morar em uma cidade com ótima estrutura e qualidade de vida”, comenta o professor e diretor geral da Faculdade Campo Real, Edson Aires da Silva.

AS AVALIAÇÕES

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

Conceito Preliminar de Curso
O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores. Ele é calculado no ano seguinte da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho dos estudantes, corpo docente, titulação dos professores infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais fatores. Além disso, antes da realização da prova, os alunos respondem um questionário sobre suas percepções da instituição, práticas pedagógicas e instalações físicas da faculdade.

Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição
O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta a média dos últimos CPCs disponíveis em relação aos cursos avaliados da instituição.