Guarapuava - PR Alterar Cidade

Campo Real sedia audiência pública da revisão das medidas educativas do ECA

20/03/2017

A Faculdade Campo Real sediou nessa sexta-feira, 17, a audiência pública da revisão das medidas educativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O evento aconteceu no auditório Campo Real e contou com a presença de juízes, promotores, defensores públicos, autoridades ligadas a área da segurança pública e comunidade.

A audiência foi coordenada pelo deputado federal Aliel Machado, relator nacional do projeto que irá rever as medidas educativas para menores infratores, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Guarapuava e a Faculdade Campo Real.

 

Segundo o relator, esse tema é de extrema importância para toda a sociedade. “Temos passado por várias cidades e estados do país. Vamos discutir o tema de forma ampla e qualificada. A realização dessa audiência em Guarapuava fará com que o nosso relatório seja o mais abrangente possível, sempre ouvindo a sociedade”, explica Aliel.

De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há hoje no país cerca de 190 mil menores cumprindo medidas socioeducativas. Esse número é o dobro do que o país tinha um ano atrás. Noventa por cento dos menores é do sexo masculino e as infrações mais cometidas são: tráfico de drogas; roubo qualificado; roubo simples; furto e furto qualificado. Medidas socioeducativas são as aplicáveis a adolescentes autores de atos infracionais e estão previstas no artigo 112 do ECA.

Cerca de 50 leis estão apensadas no projeto de revisão do ECA, que vão desde medidas infracionais e protetivas. Entre as mudanças que serão discutidas está o período que um menor infrator deve ficar apreendido em casos de alguns crimes hediondos, como latrocínio e estupro. Hoje, o tempo máximo de apreensão para o menor quem cometeu um destes crimes é de três anos.

Fonte: www.redesuldenoticias.com.br