Acadêmicos de Biomedicina realizam Práticas de Bromatologia

03/06/2017

Os acadêmicos do sétimo período do curso de Biomedicina, acompanhados da professora Clorine Borba Zanlourensi, realizaram atividades da disciplina de Bromatologia. A primeira etapa teve como objetivo a fabricação de derivados do leite, sendo queijo minas frescal e doce de leite.

A palavra Bromatologia deriva do grego e significa “ciência dos alimentos” e está relacionada com o controle de qualidade dos alimentos, em todos os processos de produção e fabricação, incluindo a colheita, transporte, processamento, conservação e armazenamento. Sendo assim, o Bromatologista é responsável por averiguar se os alimentos estão sendo manipulados segundo as regulamentações legais, procurando por adulterações e/ou aditivos. O profissional da Biomedicina é habilitado para realizar essas práticas na indústria de alimentos, e dentre elas, podemos destacar a fabricação de novos produtos.

Posteriormente, embasados no documentário “Muito Além do Peso”, repassado em sala de aula, os alunos realizaram as suas próprias receitas, incluindo frutas, verduras, oleaginosas e farinhas integrais, visando aumentar o valor nutritivo das preparações. As preparações realizadas fora: sushi, torta de legumes integral, bolo de cenoura com farinha de linhaça, suflê de abobrinha, bolo de nega maluca amargo, kefir com morangos, pão de queijo de iogurte grego e chia, mousse de maçã e crepioca. Essas preparações foram provadas e avaliadas pelos próprios colegas em uma escala de “desgostei muitíssimo” até “gostei muitíssimo”, por meio de análise sensorial afetiva, que permite saber qual foi a opinião do provador em relação ao alimento, além da sua intenção de compras se fosse oferecido no mercado.

“Essa prática de análise sensorial permitiu que os alunos aprendessem umas das maneiras utilizadas para avaliar se a implementação de um novo produto em uma indústria é viável, considerando se os consumidores irão gostar e comprar o novo alimento”, comenta a professora Clorine Borba Zanlourensi.