Concurso de Resistência do Concreto com a Incorporação de Resíduos Sólidos

19/06/2017

No mês de junho, os acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil participaram da 2ª edição do ECOncreto – Concurso de Resistência do Concreto com a Incorporação de Resíduos Sólidos. A atividade faz parte da semana do meio ambiente da Faculdade Campo Real e seu objetivo é reutilizar materiais que seriam descartados, seja na construção civil ou em outras atividades. Os próprios alunos escolheram os resíduos e fizeram as misturas do concreto. No dia 12 de junho, os corpos de prova foram rompidos para verificação das resistências. O grupo que atingiu a maior resistência a compressão foi considerado vencedor.

Segundo a professora e coordenadora do concurso, Sabrine Golinhaki, o número de inscritos dobrou em relação ao ano anterior e as resistências atingidas pelos corpos de prova de concreto foram consideravelmente maiores. “O concurso tem crescido não só em quantidade de participantes, mas também em qualidade. Isso mostra que nossos alunos estão cada vez mais preocupados com a questão da sustentabilidade e entendem a importância de pensar em materiais ecológicos para as construções”, explica.

A equipe vencedora foi composta pelos alunos Juliane de Almeida e Mateus Pinheiro, que utilizou resíduos de mármore e porcelanato. A resistência alcançada foi de 21,19 MPa. Como premiação, a dupla recebeu um prêmio em dinheiro, através do apoio da empresa Comtudo Materiais de Construção.