Guarapuava realizará Seminário Regional de Aleitamento Materno

08/08/2017

O Seminário Regional de Aleitamento Materno é organizado a cada dois anos pelo Comitê Municipal de Aleitamento Materno de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde. Em sua quarta edição, neste ano, o tema principal é “Hospital Amigo da Criança”. O evento será realizado na próxima quarta-feira, 9 de agosto, no Salão Nobre Embaixador José Osvaldo de Meira Penna, na Faculdade Campo Real.

“É um trabalho que está sendo realizado por ambos os hospitais de Guarapuava. Vimos a necessidade de que profissionais, que trabalham com gestante, tenham o conhecimento do que é um Hospital Amigo da Criança, para orientarem as mesmas no pré-natal”, explica a integrante do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, Maria Helena Valenga Fontoura.

O objetivo do evento é: Informar os profissionais de saúde e público em geral; Apoiar rotinas de serviços que promovam o aleitamento materno; e Promover a atualização de profissionais de saúde, acadêmicos de cursos da saúde e pessoas que realizam trabalhos educativos com gestantes e puérperas.

O Seminário Regional receberá profissionais de saúde da rede pública de Guarapuava e de municípios da região, profissionais de saúde da rede privada, acadêmicos, líderes da Pastoral da Criança e profissionais que trabalham nos centros de educação infantil do Guarapuava.

A palestra de abertura será conduzida pela enfermeira Cibele Prado da Luz, com o tema “Passos para implantação do Hospital Amigo da Criança”. Também haverá as seguintes palestras “Relato de Experiência de um Hospital Amigo da Criança – Hospital Bairro Novo”, com a enfermeira neonatologista, Camila Carla Paula Leite; e “Relatos do Hospital São Vicente de Paulo e Instituto Virmond sobre a Implantação do Hospital Amigo da Criança e da Mulher – Onde Estamos?”.

Na parte da tarde haverás as seguintes oficinas: Mães com patologias que contra-indicam a amamentação/dietas especiais; Prematuros e amamentação; Indígenas e amamentação/Quilombolas e amamentação/Carcerárias e amamentação; Mães de alérgicos; Parto humanizado; Dependentes químicas e amamentação/medicamentos e amamentação; Incentivo do aleitamento materno nas creches; e Uso de Complemento. Quando usar?.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.

O evento também conta com a parceria dos cursos de Enfermagem e Nutrição, da Faculdade Campo Real. O Seminário é uma parceria da Prefeitura de Guarapuava, 5ª Regional de Saúde, Hospital São Vicente, Instituto Virmond, Hospital Semmelweis, Unicentro, Faculdade Campo Real, Faculdade Guairacá, Pastoral da Criança e entidades que promovem e incentivam trabalhos sociais e educacionais.