Práticas do Nutricionista no Contexto da Epidemiologia e Saneamento Ambiental

23/08/2017

Práticas do Nutricionista no Contexto da Epidemiologia e Saneamento Ambiental

Os acadêmicos do segundo período de Nutrição realizaram uma “Representação Cartográfica de Diferentes Cenários de Práticas do Nutricionista no Contexto da Epidemiologia e Saneamento Ambiental”. A atividade faz parte da disciplina de Epidemiologia e Saneamento Ambiental, ministrada pela professora Patrícia Chiconatto.

A ação teve como objetivo buscar a inserção de metodologias ativas para identificação das questões ambientais relacionadas às condições de saúde da população e o reconhecimento das medidas de saneamento que auxiliam no controle das doenças.

“Definiu-se a cartografia como estratégia de ensino para o conteúdo de Epidemiologia Básica e Ambiente e saúde com o intuito de agregar as experiências, movimentos e emoções dos alunos na identificação dos problemas de saúde relacionados com alimentação e questões ambientais”, explica a professora Patrícia.

Os estudantes desenvolveram estratégias preventivas prioritárias para uma promoção da saúde e reconheceram medidas de saneamento que auxiliam no controle das doenças de diferentes cenários de práticas retratados (área urbana e rural contaminada por chumbo, doenças de chagas e cultivo de cana de açúcar, contaminação ambiental por acidente de trânsito, agrotóxicos e condições de saúde e doença em uma penitenciaria industrial). Assim, o melhor conhecimento da etiologia das doenças indica um caminho eficaz para concretização das medidas preventivas.