Acadêmicas da Campo Real participam do Congresso de Produção Animal Sustentável

30/09/2017

Congresso de Produção Animal Sustentável

As acadêmicas do sexto período de Medicina Veterinária, da Faculdade Campo Real, Fernanda Petrechen e Nilva Carneiro, participaram do Congresso Brasileiro de Produção Animal Sustentável (ANISUS). O evento aconteceu na cidade de Chapecó e é realizado bianualmente, promovido pelo Departamento de Zootecnia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI).

O congresso tem como objetivo contribuir com a disseminação e discussão de técnicas alternativas e sustentáveis de produção animal, despertando nos meios técnico, produtivo e científico, a preocupação com a necessidade de mudanças nos paradigmas de desenvolvimento e produção do setor agropecuário.

As acadêmicas acompanharam palestras na sessão de ruminantes, no qual obtiveram conhecimento em bem estar animal com certificação, inovação e sustentabilidade na pecuária de corte, compost barn e compostagem, pastoreio rotativo, forragens e homeopatia. As palestras foram com excelentes profissionais sendo mestres e doutores e até mesmo palestrantes de outros países, como Bolívia e EUA.

O trabalho das acadêmicas foi aprovado no IV ANISUS com o título “Comparativo da Qualidade do Leite Orgânico versus Convencional”, no qual relata o acompanhamento das amostras de duas propriedades na cidade de Laranjeiras do Sul (PR), sendo uma com a certificação de leite orgânico e a outra convencional. As amostras foram fornecidas pelo laticínio e produtores do assentamento 8 de junho, depois de analisadas teve-se a conclusão de que o leite orgânico obteve mais porcentagem de gordura e proteína e menor porcentagem de CCS (Contagem de Células Somáticas) e CBT (Contagem de Células Bacterianas) em relação ao leite convencional. Para o sistema de produção de leite orgânico é utilizado somente plantas fitoterápicas para a cura de doenças e prevenções já no convencional é utilizado fármacos que gera resíduos no leite.

Congresso de Produção Animal Sustentável