Guarapuava tece uma “rede de atenção às pessoas e é exemplo nacional”, diz médico

06/04/2014

A Faculdade Campo Real recebeu neste fim de semana,  o médico Carlos Alberto Peixoto Baptista,  que integra a coordenação de Políticas Sobre Drogas do Estado do Paraná. “As políticas de prevenção praticadas em Guarapuava, pelo Departamento de Políticas Públicas Sobre Drogas, estão reconstruindo o ser humano, atacando o problema na sua origem”, destaca.

Baptista é professor convidado da pós-graduação em Dependências Químicas oferecido pela Campo Real, que capacita o graduado a realizar ações de diminuição da demanda  e da oferta de drogas ilícitas. “A Campo Real faz parte desta rede comprometida em investir na prevenção neste sério problema de saúde pública”, diz o professor.

O enfrentamento do município em relação à prevenção, combate e recuperação de dependentes quimicos tem servido como uma política modelo para outras cidades brasileiras há pouco mais de um ano. “O que acontece hoje em Guarapuava não se vê semelhante em nenhum lugar do Estado, e digo com tranquilidade que é exemplo para outras cidades do país. Aqui acontece um trabalho descentralizado que insere num mesmo propósito as secretarias de saúde, assistência social, esportes. Esta é a verdadeira política pública”, elogia o médico.

“Esta é a primeira vez que uma administração municipal encara essa responsabilidade de atendimento psico-social, contratando equipe multidisciplinar.  Hoje muitos municípios estão solicitando o nosso know-how”, disse Giovani Caetano Jaskulski, que coordena o Departamento que trabalha nas comunidades nos projetos de Hip Hop (adolescentes), Tecendo Amor (gestantes), Clube de Idosos, Formando Cidadão (16º BPM) e Pelotão Esperança (26º GAC), entre outros trabalhos desenvolvidos em conjunto com os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).

O trabalho desenvolvido pela equipe de Giovani está servindo de exemplo para todo o Estado. “Conto somente com dois profissionais no Estado inteiro com o perfil do Giovani, que agrega um conhecimento humanizado que  inflama as equipes de atendimento multidisciplinar. Guarapuava está muito bem assistida e de parabéns”, faz questão de salientar Baptista.

“O nosso trabalho é em rede envolvendo o indivíduo na sua integralidade. É uma ação de começo, meio e fim”, diz Jaskulski. A equipe multidisciplinar presta atendimento ao público envolvido nos projetos e em comunidades terapêuticas da cidade: Betânia, IASEF (Instituto Amanhecer Sem Fome) e Resgate Vida, entre outras instituições.

Para  envolver a área educacional, a ideia são palestras e outras ações preventivas nas escolas. “Neste ano vamos promover o I Concurso de Desenho sobre a prevenção ao uso de drogas para os alunos de primeira a quarta série”, conta Giovani.

Uma atividade que já está sendo organizada é o I Festival de Arte que acontecerá em 16,17 e 18 de junho na Semana de Prevenção Contra as Drogas. O tema  é “Fé na Prevenção” que vai conscientizar e mobilizar jovens e líderes espirituais motivando o protagonismo. “Queremos preparar agentes multiplicadores”. O festival vai envolver música, teatro e dança.

PARCERIAS

As parcerias estão presentes no trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social em Guarapuava. Com a Faculdade Campo Real, com o curso de Pós Graduação em Dependência Química e com a RealClin que irá atenderf as famílias dos dependentes químicos cadastrados na Secretaria. Com o 26º GAC, através do Pelotão Esperança e com palestras para os recrutas e oficiais de carreira que passam a ser agentes multiplicadores das ações de prevenção no município. E com o 16º BPM com o Formando Cidadão, entre tantas outras parcerias fundamentais para o sucesso das ações.

Uma verdadeira rede de ações. “Não conheço nenhum município que tenha completado este processo com as devidas competências como vejo aqui. Este é um marco para as políticas sobre drogas e Guarapuava, definitivamente é um exemplo a ser seguido”, conclui Baptista.