5 vantagens que a pesquisa na graduação possibilita

Pesquisa na Graduação

Importância da Pesquisa

A pesquisa é caracterizada como mediação do ensino e aprendizagem, promovendo autonomia e pensamento crítico e reflexivo do acadêmico, perante tantas informações que o mundo disponibiliza.

A metodologia dos professores e da instituição em incentivar a pesquisa científica e eventos na Faculdade Campo Real é um diferencial. Isso torna profissionais preparados para o mercado de trabalho, com conhecimento da realidade e amparados por comprovações científicas.

Além disso, o despertar da curiosidade, questionamentos e a busca de solução de problemas e de desafios dos alunos, auxilia na construção de novas teorias e alternativas ainda não existentes. Imagina que show você descobrir algo novo que é reconhecido pela sociedade!

O processo de ensino e aprendizado aplicado com a metodologia científica auxilia na formação do aluno e na construção de um profissional qualificado e preparado com os desafios em que vai se deparar. Na Faculdade Campo Real, são inúmeros os projetos, iniciações científicas e pesquisas, que incentivam VOCÊ futuro profissional a ter um diferencial e se destacar perante aos demais!

Veja 5 vantagens que só a pesquisa na graduação possibilita!

1. Melhora o Aprendizado

Sim, pesquisas revelam que mais efetivo que escutar em sala de aula, é pesquisar algo. Na pesquisa, é necessário a realização da leitura e interpretação, desenvolvendo a autonomia intelectual do aluno.

Na pesquisa, o aluno amplia sua capacidade de questionar, pensar, problematizar, ter curiosidade e aplicar na realidade, frente aos recursos e condições distintas disponíveis. Além disso, o questionamento acarreta a uma formação contínua, diferenciada e, principalmente, permite o aprendizado, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem.

2. Currículo

O aluno com conhecimento e articulação nas orientações metodológicas de pesquisa se sobressai e se destacada perante aos demais. E, o currículo é o que determina muitas das vezes a seleção para oportunidades.

Para quem deseja estar inserido na área acadêmica, como mestrado e doutorado, a participação na pesquisa presente no currículo lattes é fundamental.

3. Crescimento Profissional

É necessária atenção ao contínuo processo de enriquecimento da formação, com participação em eventos científicos e em grupos de pesquisa. Segundo Kurt Wüthrich, ganhador do Prêmio Nobel de Química, é difícil realizar uma pesquisa de qualidade em nível de doutorado, partindo de uma graduação medíocre. Ou seja, para quem tem interesse no crescimento profissional relacionado à área acadêmica, deve iniciar na graduação a pesquisa científica.

A pesquisa influencia na autonomia profissional, ou seja, depois de formado. Muitas das vezes o profissional não se depara com os recursos e com a mediação de um professor em sala de aula, devendo então, ter autonomia para suas atualizações, escolhas e decisões em sua atuação. Tal prática na graduação permite seu crescimento profissional e orientação, junto a outros mediadores do conhecimento

4. Amadurecimento Acadêmico

O ato de pesquisar, contribui no desenvolvimento do pensamento crítico e por consequência no amadurecimento acadêmico. Acreditar no que alguns sites escrevem sem a comprovação científica não se torna mais tão recorrente.

O amadurecimento acadêmico também está relacionado com o desenvolvimento da leitura. Conhecer o vocabulário aumenta a capacidade de escrever com objetividade.

5. Técnicas de Estudo

Com certeza a pesquisa científica é uma das técnicas de estudo mais eficientes e que deve permanecer por toda a vida do profissional. Procurar se atualizar perante estudos, tecnologias, comprovações e até mesmo produções que devem ser aplicadas na sociedade e permitir maior aplicação na solução dos problemas e desafios é fundamental para sua bagagem profissional.

Para isso, a analise do contexto deve estar presente no planejamento, influenciando no método escolhido e garantindo uma eficiência na intervenção. A pesquisa contribui na escolha das técnicas de estudo e aplicação cientifica em grupos distintos, assim como na metodologia, procedimento e tipologia.

AGARRE ESSA OPORTUNIDADE!

Na Faculdade Campo Real são inúmeros os projetos de pesquisas e as chances que você tem se inserir nesse mundo da pesquisa e adquirir mais autonomia, pensamento critico e crescimento profissional.

Dentre eles, está o Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Sanidade Animal da Faculdade Campo Real (GEPSA). Junto a professores e monitores, você aprende a metodologia adequada na pesquisa, os tipos de pesquisa e sua aplicação na prevenção, controle e erradicação de agravos à saúde animal e humana, dentre outros aspectos, que da teoria à prática o conhecimento é realizado.

Fique de olho no site da Faculdade Campo Real e não deixe passar nenhuma oportunidade que pode deixar você acadêmico mais preparado do que já é!

Larine de Lara  – Acadêmica de Nutrição da Faculdade Campo Real