Guarapuava - PR Alterar Cidade

O que comer na TPM para acalmar os hormônios?

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) aterroriza a vida de muitas mulheres, afetando seu bem-estar e sua relação com os demais. Para amenizar os sintomas das alterações hormonais causadas pelo ciclo, é essencial alguns cuidados com a alimentação. Mas, o que comer na TPM?

 

Dentre os sintomas da TPM há a depressão, irritação e aquela vontade louca de comer chocolate. Que tal conferir as dicas indispensáveis para evitar os desconfortos nessa fase.

 

O QUE COMER NA TPM? 

 

Durante a TPM, você sente aquela vontade louca de comer chocolate? Isso é causado pela carência de magnésio em sua alimentação, para controlar esse desejo inclua alimentos como arroz integral, feijão, quiabo, tomate, beterraba, figo, abacate, banana, aveia, alimentos ricos nessa substância.

 

Se você apresenta retenção de líquido, evite o sal e molhos condimentados. Procure o consumo de melancia e melão, os quais apresentam doses de magnésio, bastante concentração de fibras e água, ajudando a minimizar o inchaço.

 

DICA: O salmão, azeite de oliva, nozes, castanha e linhaça atuam na circulação e também reduzem o inchaço.

 

ALIMENTOS PARA CADA SINTOMA

 

Irritabilidade: arroz integral, feijão, ervilha, aveia, trigo e soja. Além do chá de camomila e maracujá que acalma, alivia o edema e ajuda a relaxar.

 

Cólica: acrescentar gengibre as bebidas.

 

EVITE ALIMENTOS

 

No período de TPM, se torna benéfico restringir determinados alimentos para amenizar os sintomas e incômodos. Evite o consumo de álcool, de café e seus derivados, como também reduza o sal e os doces em excesso.

 

A alimentação inadequada pode contribuir para a distenção abdominal, inchaços, náuseas, alteração de humor e outros sintomas da TPM.

 

 

DESEQUILIBRIO HORMONAL

 

A TPM ocorre porque os hormônios femininos, a progesterona e estrogênio, oscilam muito. O nível do estrogênio começa a crescer e chega ao seu máximo por volta do 15º dia do ciclo, fase em que ocorre a ovulação. A partir do 26° dia esses hormônios começam a diminuir chegando a nível zero na menstruação onde começa a surgir os sintomas da TPM.

 

As reações neuropsíquicas como tristeza, pessimismo, nervosismo e até reações mais drásticas, são resultado dos baixos níveis de serotonina, uma substância produzida pelas células nervosas que atua diretamente sobre o humor, as quais são interferidas pelos hormônios femininos no ciclo.

 

MAS ENTÃO, QUAIS OS ALIMENTOS FONTES DE SEROTONINA?

 

Para equilibrar os hormônios é recomendado consumir alimentos que contém ômega-3 que está presente em nozes e frutas oleaginosas, como também consumir alimentos ricos em vitaminas B6, que pode ser encontrado em peixes, frango, fígado, ovos e cereais integrais.

 


Larine de Lara – Acadêmica de Nutrição

Mirian Roecker Stipa – Acadêmica de Nutrição

Sabrina Alana Baroni – Acadêmica de Biomedicina