Programa de Monitoria aproxima acadêmicos das atividades docentes

18/03/2018

O Programa de Monitoria tem como objetivo proporcionar aos alunos um contato ainda mais próximo com a realidade acadêmica e desenvolvimento de atividades de Iniciação Científica.

O projeto é uma ferramenta para que os acadêmicos, que se identificam com a docência, vivenciem a rotina e elaboração das aulas, preparação dos conteúdos e avaliações, além do contato em sala de aula.

PROGRAMA DE MONITORIA

O Programa de Monitoria oferece oportunidades de participar diretamente de atividade da rotina pedagógica de cada curso, além de criar uma relação de maior colaboração entre o corpo discente e docente.

Segundo o professor e coordenador do Programa de Monitoria Acadêmico-Científica, Sandro Mazurechen, o projeto é um importante conjunto de atividades acadêmicas exercidas por alunos que auxiliam docentes na execução de componentes curriculares dos cursos e atividades complementares.

“A monitoria visa à iniciação à docência, em um trabalho conjunto entre professor-monitor dentro de uma sala de aula. A ação permite o contato com a experiência de construção do ensino e de ser um agente construtor, além de possibilitar o enriquecimento de currículo”, explica o professor.

A atividade de monitoria é parte fundamental da proposta de trabalho dos cursos, complementando a instância do ensino, pesquisa e extensão como elementos que se inter-relacionam.

“O monitor tem seus trabalhos voltados para o ensino, mas a atividade de monitoria também oferece a possibilidade de realizar Iniciação Científica e de trabalhar com a Extensão, por meio de projetos desenvolvidos pelo professor da disciplina”, relata o professor Sandro.

EXPERIÊNCIA ACADÊMICA

O acadêmico e monitor voluntário de Medicina Veterinária, José Alexandre Telles, está participando da Monitoria de Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais. A oportunidade está sendo importante para sua formação acadêmica, pois as atividades lhe proporcionam a prática real de um médico veterinário.

Programa de Monitoria

“É muito interessante conviver e aprender com diversos profissionais, professores, estagiários e proprietários. Pois além de cuidar dos animais, precisamos aprender a trabalhar com pessoas. A prática, proporcionada pela experiência na monitoria, com certeza vai fazer a diferença na minha vida profissional e abrir um leque maior de possibilidades. Certamente estarei melhor qualificado”, acredita o acadêmico.

A egressa do curso de Biomedicina, Laís de Almeida Campos, participou do Programa de Monitoria. A experiência lhe proporcionou uma oportunidade única para aprender com os professores a metodologia de ensino e didática de cada um, aprimorando assim as próprias características.

“Foi uma oportunidade enriquecedora nos dois aspectos. No âmbito profissional, o crescimento e amadurecimento sobre a docência, a responsabilidade sobre as atividades desenvolvidas e a interpretação da troca que a prática da docência proporciona”, conta.

Programa de Monitoria