A Páscoa chegou e com ela veio muitos chocolates para toda a família. Todos ganharam muitos ovos de chocolate, barras, bombons, um verdadeiro banquete doce. Quando você resolve comer uma dessas guloseimas deliciosas e está pronto para a primeira mordida, quem aparece te olhando com aquela carinha fofinha pedindo só um pedacinho? Isso mesmo, seu pet. Seu cachorrinho ou seu gatinho. Nessas horas surge àquela dúvida: Meu pet pode comer chocolate?
A resposta é NÃO, JAMAIS, NUNQUINHA.
O chocolate é um dos alimentos mais tóxicos para nossos pets, podendo deixa-los em coma ou até leva-los a morte.
Os chocolates têm como um de seus principais ingredientes o cacau, que possui em sua composição uma substância chamada Teobromina. Essa substância, quando ingerida pelo pet, é absorvida rapidamente pelo organismo e enquanto nós, humanos, conseguimos metabolizar e excretar essa substância, os cães e gatos não conseguem, gerando assim acumulo da Teobromina no organismo deles e com isso a intoxicação.
Os sinais irão variar conforme quantidade de chocolate foi ingerida pelo animal. Podendo ser uma intoxicação mais leve ou até uma gravíssima, em que o animal corre risco de vida. Normalmente, os primeiros sinais aparecem de 6 até 12 horas após a ingestão do chocolate.
Dentre os principais sinais de intoxicação estão: vômito, diarreia, aumento do volume urinário, aumento da pressão arterial, nervosismo, inquietude, tremores e convulsões.
Caso o grau da intoxicação for mais grave o animal pode ter ainda queda de temperatura corpórea, ataque cardíaco, hemorragia interna, coma e morte.
Não espere aparecer os sintomas e leve imediatamente ao Médico Veterinário, pois quanto antes seu animal for atendimento mais chances de sucesso no tratamento. Como não existe um que haja diretamente na intoxicação, o médico veterinário poderá fazer tratamentos suportes que auxiliem na excreção da substância, acelerando assim a desintoxicação do animal.
Se depois de tudo isso você ainda quiser presentear na Páscoa seu pet com um chocolatinho, não tem problema não! Hoje já existem diversas opções de chocolates próprios para cães e gatos, feitos com ingredientes seguros que não farão mal algum para seu pet. Converse com o Médico Veterinário para ver qual a melhor opção e quantidade que você pode dar desse petisco e presenteie seu animalzinho sem prejudicar a saúde dele.
DEIXE OS CHOCOLATES PARA HUMANOS BEM LONGE DE SEU PET E TENHAM UMA ÓTIMA PÁSCOA, SEM NENHUMA SURPRESA DESAGRADÁVEL.
Artigo escrito pelas acadêmicas: Fernanda Sobanski, Jaqueline Maria Taques, Esther Rickli, Layssa Ferreira Silva e Victoria Backes Oreiko.
Integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Sanidade Animal.
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.