Acadêmico participa de Congresso Brasileiro de Microbiologia

29/10/2019

Desde 2015, sob orientação da Professora Rubia dos Santos Bonapaz, o acadêmico de Medicina Veterinária, Bruno Guilherme Monteiro Silva, desenvolveu diversas pesquisas científicas, com o apoio do Centro Universitário Campo Real.

Uma das linhas de pesquisa destaque é a utilização de óleos essenciais como antimicrobianos. Diversos óleos foram testados frente aos mais variados microorganismos de alta resistência, bactérias, como: Enterococcus faecium resistente ao vancomycin,Staphylococcus aureus resistente ao methicillin e ao vancomyci Helicobacter pylori resistente ao clarithromycin Campylobacter resistente a fluoroquinolona Salmonella spp. resistente a fluoroquinolona,  Streptococcus pneumoniae ).

Diversos foram os testes realizados até a confirmação da atividade antimicrobiana dos tais. Visto o fato da relevância em estudos e pesquisas referentes a inibição da resistência a antimicrobianos por micro-organismos, as pesquisas foram feitas com óleos, extratos e tinturas de plantas da flora brasileira, plantas de todos os biomas foram testadas.

Frente aos resultados iguais/superiores aos antibióticos, já existentes alguns dos óleos foram de notoriedade comparando a pesquisas já existentes, assim três pesquisas de maior relevância foram enviadas para a comissão científica da Sociedade Brasileira de Microbiologia. Esta responsável pela organização de realização do 30° Congresso Brasileiro de Microbiologia, que no ano de 2019 foi realizado na cidade de Maceió (AL), de 6 a 9 de outubro, estas foram expostas de forma oral pelo acadêmico e sua co-orientadora Prof. Emanuella Pierozan tendo grande apreço pela comunidade cientifica, sendo que a ênfase do congresso era estudos acerca da resistência de antimicrobianos e Saúde Única.

Levando em consideração a Saúde única (Medicina humana, animal e ambiental) os experimentos foram realizados com micro-organismos abrangentes, os trablhos intitulados: ANTIMICROBIAL CAPACITY OF COPAÍBA OIL (COPAIFERA LANGSDORFFII) ON ESCHERICHIA COLI, KLEBSIELLA PNEUMONIAE AND STAPHYLOCOCCUS AUREUS. ANTMICROBIAL ACTIVY OF PEQUI OIL (CARYOCAR BRASILIENSE) IN FRONT OF STREPETOCOCCUS EQUI SUBSP. ZOOEPIDEMICUS.  Foram de grande relevância pois os mesmos utilizaram óleos de plantas nativas da região da Amazônia e região equatorial do Brasil.

A pesquisa de maior relevância científica foi a intitulada “ANTIFUNGAL ACTIVITY OF THE CINNAMON (CINNAMOMUM ZEYLANICUM)
ESSENTIAL OIL ON CANDIDA ALBICAN”
onde na mesma foi isolado uma molécula oriunda da canela-rama que sua potência iguala aos fármacos já existentes porem com com baixa porcentagem de citoxicidade, esta concorreu ao Prêmio de Divulgação e Comunicação Cientifica da AMERICAN SOCITY FOR MICROBIOLGY.

Os trabalhos completos serão publicados na próxima edição da revista cientifica das Coligadas UB.