Acadêmicos da área de saúde dão um show de interdisciplinaridade

28/05/2014

A interdisciplinaridade na Promoção à Saúde, tema debatido no 1º Simpósio Integrado de Saúde da Faculdade Campo Real se consolidou como um grande canal de troca de experiências e informações entre os cursos da instituição da área de saúde.

Acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Nutrição e Psicologia tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e discutir temas como doenças sexualmente transmissíveis, obesidade, oncologia, a importância do exercício físico e prevenção de doenças.

Mas foi um grupo de 22 acadêmicos, representando os quatro cursos, que surpreendeu a comissão organizadora do evento. Convidados a fazerem parte da organização, vestiram literalmente a camisa e, arregaçando as mangas, viveram a interdisciplinaridade no seu conceito mais nobre. “Quatro cursos diferentes, quatro escolhas distintas e todas com um bem comum, tratar o paciente com humanidade. Futuros biomédicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos trabalhando em conjunto. Um aprendizado de troca incrível que nos comoveu”, conta a coordenadora acadêmica da instituição, professora Sônia Maria Hey.

Para a acadêmica do 7º período de Biomedicina, Jociane Betim, a integração entre os acadêmicos de outros cursos foi o ponto mais gratificante. “A interação proposta pelos professores organizadores do Simpósio foi abraçada por nós. Saímos do contexto do evento e absorvemos individualmente cada nova experiência. Falo por mim e por todos, que certamente concordam quando afirmo que conhecer a realidade do outro nos acrescentou e muito enquanto acadêmicos e futuros profissionais da saúde. A amizade ficou e ainda ouvirão falar de nós”.

Marina Gonzales, acadêmica do 3º ano de Nutrição, fala da sua experiência. “Aprendemos de tudo um pouco. Psicologia é muito mais abrangente do que eu imaginava. Conhecer mais profundamente a construção de cada profissão e como uma se liga a outra foi fantástico. Agora o trabalhar em conjunto foi o mais motivador e é justamente isso que faremos lá fora, no campo de trabalho”, destaca Marina.

Já a professora Maria Elda Garrido, coordenadora de Psicologia, fez questão de incentivar seus alunos a participarem de minicursos das outras áreas. “O acadêmico que estava focado no seu mundo, no cerne da discussão se viu envolvido com outras realidades que levam ao bem estar do outro. Sugeri aos meus acadêmicos que se inscrevessem em minicursos de outros cursos.O feedback foi positivo demais. Outras áreas tiveram suas perspectivas ampliadas ao integrarem a discussão de outras áreas. Aprenderam uns com os outros. E respeitar o trabalho do outro foi algo que se tirou daqui também”, concluiu a coordenadora.

Luciane dos Santos Silva do 5º período de Enfermagem, comemora a troca de experiências. “Estávamos em 22 acadêmicos, cada um com um conhecimento de cada aréa de atuação e giramos juntos neste evento com vários focos , agregando experiência, interagindo com os colaboradores da Faculdade e isso tudo vamos levar para nossas vidas”.

Adriana da Silva Moraes é acadêmica do 3º período de psicologia e também concorda que o evento agregou valores a sua vida acadêmica e pessoal. “Foi fantástico. O crescimento acadêmico que tivemos com o evento, ainda mais na organização nos deu um senso de responsabilidade e de trabalho em conjunto fenomenal. Nos permitimos conhecer outras realidades e que ganha com a união dos profissionais da saúde unido é o paciente e o próprio profissional, que se diferencia no mercado. Todos precisamos uns dos outros”, acrescenta.

A acadêmica Jully Gallo, cursa o 3º período de psicologia, e fez uma avaliação da interdisciplinaridade do grupo. “Acrescentamos novos valores a nossa vida acadêmica, o que certamente levaria muito mais tempo somente em sala de aula. Conhecendo outras realidades, outras matérias, entremos em sintonia neste Simpósio. E quem sairá ganhando é o paciente que será atendido por nós, já nas áreas de estágio e futuramente nos consultórios e hospitais. Uma rede de atenção às pessoas se faz com profissionais humanizados e a Campo Real tem nos proporcionado isso”, conclui.