Acadêmicos realizam apoio psicológico em tempos de pandemia

25/09/2020

A chegada do novo coronavírus no Brasil, doença classificada como Covid-19, ficou conhecida pela alta transmissibilidade, por provocar graves problemas respiratórios e pela expressiva taxa de mortalidade. No entanto, a doença não atinge apenas o corpo físico da população, mas também produz uma instabilidade emocional, intensificando-se nos   grupos considerados de risco à doença.

Considerando as repercussões psíquicas, junto aos profissionais e pacientes afetados pelo Covid-19, as acadêmicas do décimo período do curso de Psicologia, do Centro Universitário Campo Real, estão realizando atendimento psicológico aos funcionários do Hospital São Vicente de Paulo e aos pacientes que receberam alta após um longo período de hospitalização devido contato com a doença.

A parceria se deu entre o curso de Psicologia com o Hospital e com a Clínica Escola de Fisioterapia- CEDETEG. Devido ao regime pandêmico, os atendimentos acontecem de maneira remota, orientados pela professora Debora Rickli Fiuza.

A Psicologia vem   dispondo   de   algumas   estratégias   de   prevenção   e   intervenção   psicológica, junto aos pacientes e aos profissionais de saúde afetados pela pandemia.   O   acompanhamento   psicológico à população objetiva a redução da ansiedade, da tensão e da angústia gerada pelo clima de apreensão vivenciado no período de pandemia, objetivando o fortalecendo de recursos psíquicos de enfrentamento e o cuidado à saúde mental em tempos de pandemia.