Coordenadora
Karine Cristine Almeida
Vice-coordenadora
Patricia Diana Schwarz
Representante Sociedade Protetora dos Animais
Grazielle Maria Losso
Representante da SPA Suplente
Thiciana Ceccin
Docente
Helton Felipe Stremel
Docente Suplente
Moana Rodrigues França
Médica Veterinária
Robertha Magnago Tosi
Médica Veterinária Suplente
Ludmila Mudri Hul
Bióloga
Jaqueline Elaine Vaz
Biólogo Suplente
Geovana Bastos Paluski
Caro pesquisador,
Antes de submeter um Protocolo à análise da CEUA – CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPO REAL, verifique se o seu projeto de ensino ou pesquisa se enquadra na legislação vigente que regulamenta o uso de animais.
Uma vez certificada a necessidade de submissão do Protocolo à análise da CEUA – CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPO REAL, atente para os seguintes passos:
1. Faça o download dos modelos de submissão (ensino ou pesquisa) na página da CEUA – Para conferir quais modelos são necessários para a sua submissão acesse o menu Orientações para Submissão.
2. Preencha todas as questões do formulário, atentando para as orientações de cada item. Caso não se aplicar, preencher “não se aplica”;
3. Leia cuidadosamente o termo de responsabilidade ao final do protocolo, o qual deve ser assinado pelo(a) servidor(a) responsável pela pesquisa;
4. Solicite avaliação do protocolo, enviando o(s) arquivo(s) ao e-mail da CEUA: comissaoeuavet@camporeal.edu.
4.1. Informar, no assunto “Protocolo para avaliação – [NOME DO RESPONSÁVEL]”;
4.2. No texto do e-mail, informar qual é a FINALIDADE DO PROJETO. OBS: a submissão só estará homologada mediante e-mail de confirmação da CEUA.
5. Após avaliação em reunião, a CEUA emitirá um parecer para o protocolo, e o pesquisador responsável será avisado via e-mail.
6. Caso o protocolo seja “aprovado com adequações”, haverá um prazo de resposta de 15 dias, e as respostas devem ser encaminhadas em CARTA RESPOSTA conforme modelo disponível no site da CEUA, juntamente com o formulário do projeto contendo as adequações destacadas no texto.
Consulte o FLUXOGRAMA DE SUBMISSÃO DE PROJETOS.
– O CEUA não analisa protocolos de pesquisas já iniciadas ou concluídas.
– O protocolo deve ser enviado ao Ceua de 45 a 60 dias antes do início do experimento, uma vez que a aprovação pode depender de informações complementares.
– Na submissão deverão constar (modelos):
1. DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA, assinada e digitalizada pelos responsáveis.
2. FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS.
3. TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) PARA O USO DE ANIMAIS – caso haja necessidade conforme Resolução nº 22/2015.
– Os formulários devem ser preenchidos em sua totalidade, e a página com a assinatura deve ser impressa, assinada e digitalizada.
– Os formulários preenchidos devem ser enviados exclusivamente por e-mail (para comissaoeuavet@camporeal.edu.
– O formulário para uso de animais em pesquisa, ensino e treinamento, deve ser devidamente preenchido, com base nas informações constantes no projeto. Devem-se também observar alguns cuidados no preenchimento do formulário de pesquisa, inclusive planejamento estatístico que justifique o número de animais distribuídos nos grupos experimentais.
– Atentar a todas as documentações exigidas.
– O atendimento presencial do CEUA será realizado mediante agendamento (enviar e-mail para comissaoeuavet@camporeal.edu.
– Eventuais situações emergenciais (denúncias, acidentes, etc.), que necessitarem a presença da comissão no campus, serão atendidas conforme demanda.
Obrigatoriedade de capacitação do pessoal envolvido em atividades de ensino e pesquisa científica que utilizam animais
https://antigo.mctic.gov.br/
Responsável: Profa. Karine Cristine Almeida
WhatsApp: (42) 99968-2776
E-mail: prof_karinealmeida@camporeal.
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.