Curso de Administração promove game para incentivar o empreendedorismo entre acadêmicos
26/06/2014“Um passeio pela selva empresarial”. Este foi o tema que motivou os acadêmicos da Campo Real a trabalharem em projetos visando a disputa de mercado no Sáfari Business Game. O evento tem a finalidade de potencializar o empreendedorismo entre os alunos de Administração.
As atividades foram supervisionadas pela professora da disciplina de empreendedorismo, Adriane Luci Ferreira Rovea. “Todos iniciam com o mesmo capital inicial e as três empresas que alcançam a maior lucratividade vencem o desafio”, destaca Adriane. Baseados no livro “Safári de Estratégia” dos autores Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel, os acadêmicos desenvolveram o plano de negócios para por em prática uma empresa fictícia. A iniciativa multidisciplinar envolveu as disciplinas de Empreendedorismo, Microeconomia, Estatística e Custos, desenvolvidas no 3º período do curso.
Os futuros administradores contaram com o apoio da equipe de Marketing da instituição, agência experimental de Publicidade e Propaganda (BZZ) e da consultoria do Sebrae e tiveram todo o semestre para se preparar. “O resultado foi o melhor possível”, conta a professora. Todas as empresas apostaram na gastronomia para faturar. Produtos como espetinhos, pasteis, pizzas, batatas recheadas ou fritas, entre outros, compuseram o cenário do game. “Optamos pela carne no disco servido com pão sírio e vendemos 100% da nossa produção. O mais difícil foi definir o produto e encontrar os fornecedores, mas não desistimos no primeiro obstáculo”, comemora Thiago Bernardim que com sua equipe criaram a “Templo da Carne”.
Já a Spetto’s Grill da equipe do acadêmico sul mato-grossense Eber Costa Oliveira vibrou com a aceitação do público pelo seu produto. “Vendemos quase todos os espetinhos que preparamos. O tempo para elaborarmos nosso plano de negócios foi o que mais nos preocupou, mas ficamos felizes com o resultado. Chegaram a nos perguntar se nossa empresa existia de verdade, pela qualidade de nosso produto e identidade visual de nosso estande. Ficamos contentes em alcançarmos os objetivos”, conclui Eber.
O Safári Business Game é realizado anualmente e está em sua sétima edição.