Guarapuava - PR Alterar Cidade

Justificativa

Atualmente na agricultura as altas tecnologias estão inseridas nos sistemas de produção em busca das altas produtividades. Lembra-se que o insumo semente tem função imprescindível no êxito da cadeia produtiva de qualquer espécie cultivada, sendo que as qualidades genética, física, fisiológica e sanitária das sementes surgem como importantes áreas a serem estudadas, garantindo que este seja realmente um meio pelo qual os avanços tecnológicos possam chegar até o agricultor.

Hoje, a análise de sementes pode ser considerada um centro de controle de qualidade, que tem como principal função fornecer apoio aos agricultores, com base em técnicas reconhecidas ao sistema de produção de sementes em todas as suas fases, desde a semeadura, colheita, processamento, tratamento, armazenamento e comercialização.

Assim, a atividade dos laboratórios de análise de sementes deve ser vista como uma atividade dinâmica, que apresenta evolução constante, tanto pelo aprimoramento dos meios para a avaliação da qualidade das sementes como pela incorporação de novos métodos de análise.

Nesse contexto, e, ainda de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, juntamente com as delegações do CREA, o único profissional legalmente habilitado a responsabilizar-se por um laboratório de análise de sementes é o Engenheiro Agrônomo.

 

Objetivos

Oportunizar subsídios teóricos e práticos aos alunos, propiciando-lhes uma formação básica em análise de sementes, e capacitando-o a aplicar os conhecimentos básicos da tecnologia de sementes à análise, em laboratório. De tal modo que permita a compreensão de todo o processo da cadeia produtiva das principais espécies cultivadas, podendo ao final de sua formação, estar habilitado às atividades do laboratório.

Características do Curso

Carga horária total: 20h

Público-alvo: Acadêmicos do Curso de Eng. Agronômica e Profissionais da área

Periodicidade: Semanal

Período de funcionamento: Aulas aos sábados (manhã e tarde) (18 e 25/03)

Número de vagas: 30

Taxa de inscrição: R$ 200,00 (acadêmicos) R$300,00 (não acadêmicos)

Período de inscrição: 02/03/17 até 15/03/17 diretamente na secretaria do C.T.

Sistema de avaliação: Relatório final e Banner para iniciação científica.

Conteúdo do curso

O curso será dividido em 7 módulos.

Cada um dos módulos terá uma abordagem analítico – expositiva a cerca do tema, bem como atividades práticas relacionadas a cada um dos assuntos.

O acadêmico terá a oportunidade de acompanhar os assuntos teóricos em apostila e desenvolver a prática diretamente em laboratório.

Cronograma de atividades

Módulo 1: 18/03/17 (8h às 11h30h)

  1. Determinação de outras sementes por número;
  2. Obtenção da amostra de trabalho;
  3. Análise de pureza;

 

Módulo 2: 18/03/17 (13h30 às 17h)

  1. Teste de germinação;
  2. Dormência;

 

Módulo 3: 25/03/17 (8h às 11h30h)

  1. Teste de vigor;
  2. Teste de Tranzolio;
  3. Envelhecimento acelerado;

 

Módulo 4: 25/03/17 (13h30 às 17h)

  1. Determinação do grau de umidade;
  2. Apresentação dos resultados (Banner)

 

Inscrições

Clique aqui