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Tecnologia na educação e a era da informação

Uma pergunta que todos se fazem nos dias de hoje, é qual o impacto da tecnologia na educação. A inovação tecnológica faz parte de nossas vidas e está ligada a todas as tarefas do nosso cotidiano, é praticamente impossível fugir de sua influência.

Esse é um assunto polêmico e alguns estudiosos chegam a dizer que o avanço descontrolado da tecnologia sob as novas gerações, pode influenciar negativamente o aprendizado caso esses avanços não sejam bem administrados.

A informação vem de todos os lados e por diversas mídias e a internet é uma fonte inesgotável de informações. A escola, a faculdade, a universidade, o professor, passa ser o catalizador dessa inundação de informação.

 

 

Se o mundo muda tanto, por que a educação não mudaria também?

Há pouco tempo atrás, Berlin era dividida por um muro, plutão era um planeta, e quando precisávamos pesquisa sobre um assunto usávamos a enciclopédia Barsa. Isso nada mais é realidade hoje em dia. Berlin não tem mais um muro separando o oriente do ocidente, plutão deixou de ser planeta e quando precisamos saber sobre algum assunto pesquisamos no Google ou na wikipedia. Crianças ainda nem alfabetizadas já realizam suas buscas por voz em seus smartphones. Isso significa que o mundo realmente está mudando e que realmente há um impacto da tecnologia na educação.

Isso comprova que as novas gerações têm adquirido a alfabetização digital antes mesmo da alfabetização escolar. Isto é fato. A própria linguagem utilizada nesses meios vem causando reflexos na escrita e na fala utilizada no dia a dia, na forma como falamos, como escrevemos, mas também na forma como nos relacionamos e até como administramos nossas vidas.

As previsões do Fórum Econômico Mundial são de que em 2025 10% das já usarão roupas conectadas à internet, 90% da população terá acesso a internet e 90% desses acessos serão via smartphones. Além dos 5% dos produtos que já serão impressos em impressoras 3D, inclusive prédios inteiros, 10% dos carros nos EUA já serão autônomos.

 

Informação x Conhecimento

Não se deve confundir informação com conhecimento. A informação é básica. É uma notícia, um ato de informar. Já o conhecimento é o processo pelo qual se adquire um saber intelectual. Ter acesso a centenas de informações todos os dias não significa que tenha adquirido conhecimento.

Ter centenas de informações armazenadas em suas ferramentas tecnológicas como o google keep, evernote, email ou recebe-las via twitter, feeds, blogs, vlogs, entre outros, mas não saber o que fazer com elas não gera conhecimento. A partir do momento em que você estuda essas informações, compartilha com outras pessoas, conversa e tira dúvidas com tutores e aprende o que fazer com elas você passa a construir conhecimento.

 

A tecnologia pode ajudar a romper barreiras

Algumas pessoas com algumas deficiências, podem ser beneficiadas em vários aspectos ajudadas pela tecnologia. Hoje, um deficiente visual consegue pesquisar os mais variados assuntos utilizando computadores e smartphones, por exemplo, utilizando teclados e voz. Neste caso a tecnologia é uma grande ferramenta de aprendizado, mas também de inclusão social.

Aspectos sociais também são rompidos por meio da tecnologia. Pessoas de classes sociais menos favorecidas, anteriormente ao advento da tecnologia, tinham menos acesso à informação, hoje com a globalização e a avalanche de dados e notícias recebidas gratuitamente e de forma fácil todos os dias, esse acesso tornou a desigualdade entre menor e o conhecimento passou a ser mais igualitário e nivelado.

 

 

Ferramentas para ajuda no aprendizado

Hoje existem inúmeras ferramentas que podem ajudar no aprendizado. São planilhas, organizadores, e uma infinidade de aplicativos com o objetivo do colaborar com o aprendizado, com a administração do tempo e do conteúdo. Se bem aplicados, podem catalisar as informações e ajuda-lo na complexa tarefa de filtrar as centenas de informações recebidas todos os dias, transformando tudo em conteúdo de qualidade e em metodologias de aprendizagem.

Vamos citar algumas ferramentas que podem te ajudar nessas tarefas:

 

Tomada de notas

 

Evernote

Aplicativo versátil que registra texto, imagens, vídeos e áudios. Pode armazenar ideias usando a câmera de seu smartphone e as gravações de áudios. Inclusive ele pode registrar inclusive a localização onde essa gravação foi feita. Pode armazenar prints de telas de sites e várias outras funções. Possui integração com twiter e gmail.

Outras ferramentas semelhantes:

  • Diigo
  • Springnote
  • Writeboard
  • Google Keep

 

Recomendações

Boas ideias podem surgir a qualquer momento, em qualquer lugar. Mas você precisa anota-las para não esquecer.
 
Crie o hábito de anotar: Use o smartphone e os apps par anotar suas ideias assim que elas surgirem. Escolha a ferramenta que melhor se adapta ao seu estilo e utilize sempre.
 
Fotografe tudo: Uma anotação, uma placa, um slide, uma capa de livro, um layout, uma maquete. Tudo pode ser armazenado e se transformar em um banco de ideias.
 
Leitura posterior: Gostou de um site, blog, artigo ou vídeo, mas não está com tempo para ver agora? Guarde o link para acessar mais tarde.
 

Gerenciadores de tarefas e projetos

 

Asana

O Asa é um dos mais completos organizadores de projetos e tarefas. Pode ser compartilhado com um grupo e existe versão gratuita. Existe a possibilidade de criação de vários projetos, com inúmeras tarefas, subtarefas, agendamentos, criação de tags para acompanhamento das tarefas além da opção de anexar arquivos.

Existem outras ferramentas semelhantes no mercado mas que possuem características peculiares.

  • RememberTheMilk
  • Wunderlist
  • Coolendar
  • Todoist
  • im

 

Recomendações

Os aplicativos sozinhos não fazem o serviço por você, por isso mesmo depois de escolher sua ferramenta preferida você deve seguir alguns passos.
 
Defina claramente suas tarefas: As ferramentas não poderão ajudar se em sua mente as tarefas não estão claramente definidas. Faça uma ordem de prioridades e a defina com clareza.
 
Defina responsabilidades e confie: Se as tarefas dependem de outras pessoas do grupo, defina com os envolvidos as responsabilidades e prazos, registre na ferramenta, acompanhe o andamento e confie que todos farão sua parte.
 
Crie subtarefas e checklists: Elas ajudam a priorizar as pequenas tarefas fracionadas por horas, priorizando pequenas tarefas para gradativamente chegar ao todo do projeto.
 
Cuidado com o excesso de urgência: Não defina prazos que você dificilmente conseguirá cumprir. Eles podem causar sensação de pânico, causam estresse. Só devem ser usados em caso de imprevistos.
 
Seja flexível: Não se prenda a uma metodologia. Se perceber que seu planejamento não funcionou no primeiro mês, faça uma avaliação e faça ajustes. Teste novamente até chegar na sua fórmula.

 

 

Gerenciadores de tarefas e projetos

 

Slideshare

As apresentações a forma de mídia mais usada para transmitir conhecimento em sala de aula e em palestras. Até o TED, famosa organização sem fins lucrativos dedicada ao lema “ideias que merecem ser compartilhadas”, usa o slideshare para compartilhar seus conteúdos. Essa ferramenta é uma fonte inesgotável de apresentações sobre os mais variados assuntos, que podem servir de inspiração para as suas teses.

O slideshare não é a ferramenta indicada para formatar visualmente uma apresentação para isso existem outras opções, e existem várias no mercado com o prezi, uma ferramenta online não linear no formato árvore de conceitos. A apresentação pode ser interrompida a qualquer momento e pode ser baixada em um módulo interativo. Outras ferramentas de apresentação encontradas na rede são:
 

  • Animoto: Ferramenta de criação de vídeos a partir de vídeos e fotografias com processo automático.
  • Xmind: Ferramenta para criação de mapas mentais que podem ser exportados para apresentações que podem ser exibidos em tela cheia.
  • Powerpoint: programa utilizado para criação e exibição de apresentações gráficas.
  • Slidebean: Baseado em modelos, é preciso dizer qual é o objetivo da apresentação para que ele funcione como foi idealizado.
  • PowToon: criação de apresentações animadas em vídeo. Vai além dos efeitos de transição e das fotos pulando na tela. Podem ser adicionados personagens conversando ou objetos para ajudar a ilustrar suas ideias.

 

Recomendações

Alguns cuidados são importantíssimos para criar suas apresentações além da escolha da ferramenta correta.
 
Conheça o público: Quem vai assistir sua apresentação? São indivíduos que já tem conhecimento sobre o assunto? Que papel você quer assumir perante eles? Crítico, motivador?
 
Calcule o tempo de cada slide: Ensaie o tempo que gastará em cada slide. Mantenha sempre um ritmo por slide. Assim a apresentação excederá o limite planejado.
 
Palavras-chave: Não use textos longos nas telas. O ideal é usar apenas palavras-chaves para melhor fixação. O restante do conteúdo deve ser discutido no momento da apresentação.
 
Efeitos visuais: Não devem ser usados em excesso. Nem sempre são fáceis de harmonizar com o conteúdo. O mesmo vale para muitos elementos visuais.
 
Imagens, GIFS e vídeos: Só use quando for necessário e tiver tudo a ver com o conteúdo. Eles podem distrair a atenção e poluir o visual e desvirtuar sua apresentação.

 

 

Mapas mentais

Os mapas mentais são usados para conectar ideias e conceitos não lineares a um tema central. É um processo utilizado para tomar notas, mas de modo diferenciado das formas tradicionais em bullets points. Esta abordagem proporciona uma visão global do tema e é muito utilizada em ambientes criativos como agências e em brainstorms. Algumas ferramentas para realizar esse tipo de mapas mentais são:
 

 

 

Salas de aulas virtuais

 
Alguns aplicativos já permitem a criação de salas de aulas virtuais. Elas se tornam redes de colaboração. É possível criar discussões, perguntas, sugestões, enquetes entre outras atividades. Todas as atividades ficam registradas e são mediadas por um tutor que pode enviar feedbacks aos participantes e avaliar o desempenho.

Algumas ferramentas que podem ser usadas para criar salas virtuais são:

 

Recomendações

O conteúdo apresentado em sala de aula não tem a pretensão de serem absolutos. Criar e participar de grupos de discussões é fundamental para o enriquecimento e construção do conhecimento.
 
Crie o hábito de participar das discussões: É fundamental ter uma um cronograma de participação nas discussões em grupo. Criar e fomentar as discussões devem se tornar um hábito.
 
Utilize conhecimento dos professores: Os professores gostam de disseminar seu conhecimento mesmo além do horário de sala de aula. Aproveite os grupos de discussão para aprofundar a conversa e eliminar dúvidas sobre um determinado assunto.

 

Compilação Social

Algumas mídias sociais são utilizadas para desabafos, manifestações, causas sociais, mensagens rápidas e até vendas. Mas muito conteúdo bom pode ser encontrado, basta uma boa compilação. Como há excessos, fica difícil realizar esse serviço manualmente e muito conteúdo útil pode ser desperdiçado.

Os serviços de compilação social realizam esse serviço de forma dinâmica captando e compilando informações compartilhadas em diversas redes e comunidades e a disponibilizam de forma fácil para consulta. Para isto basta uma boa configuração e bons filtros.

Algumas das ferramentas que realizam esses serviços são:
 

Paper.li

Um dos melhores desta categoria, ele permite a criação de um “jornal digital”.  A partir de buscas no twitter e facebook. É possível configurar filtros como temas, pessoas, listas, atualizações de blog e uma infinidade de outras configurações. A ferramenta compila tudo sobre determinado assunto e mostra em forma de um jornal resumido na tela.

 

As metodologias ativas

 
Docentes que resistem à inclusão da tecnologia em sua prática pedagógica acabam lutando contra a corrente. Por outro lado, professores capazes de tirar proveito dos benefícios que a tecnologia pode trazer aos processos de ensino e aprendizagem são capazes de atuar de maneira mais atraente e inovadora junto aos seus alunos.

É importante salientar que a tecnologia isoladamente não é capaz de transformar a prática do aprendizado. Precisa estar contextualizada para aproximar a rotina em sala de aula daquilo com que os alunos já estão acostumados em sua realidade.

Recursos como smartphones, lousas digitais, aplicativos, wi-Fi, permitem que aulas ganhem vida, tornando-as cada vez mais atraentes. Esse contexto aliado às inovações e apetrechos tecnológicos podem causar um positivo impacto na educação de qualidade dos acadêmicos.

Na Faculdade Campo Real as metodologias ativas já são utilizadas há algum tempo e os professores recebem constantemente treinamentos para aplicar esses técnicas em sala de aula. /vale salientar sempre que tais metodologias se dão na busca pelo aperfeiçoamento do aprendizado, mas sempre valorizando o ensino presencial, uma das premissas da Faculdade Campo Real em detrimento ao ensino a distância. Veja nosso outro artigo – Conheças as diferenças entre o Ensino a Distância e Ensino Presencial
 

A tecnologia como motivação em sala de aula

 
O desinteresse pela leitura é um problema recorrente nas escolas hoje em dia, principalmente entre os jovens da geração Z. De fato, algumas pessoas chegam a associar essa questão à afinidade dos alunos com a tecnologia, entretanto, na realidade é possível, sim, usar o universo digital para incentivar o hábito de ler. Veja como:
 

Aproveite mídias em diferentes formatos

 
Ler em tablets e  smartphones além de prático, é uma excelente maneira de motivar as novas  gerações que não se desgrudam dos gadgets. Alguns aplicativos contam com opção de consulta a dicionários dentro dos próprios ebooks.

 

Conclusão

A tecnológicas no ensino evolui a cada dia e já é atributo básico para faculdades que desejam se destacar pela inovação no aprendizado e nas modernas tendências pedagógicas.

O estudo e o aperfeiçoamento destes métodos deve ser constantes, buscando sempre a motivação e a excelência no aprendizado dos acadêmicos.