Guarapuava - PR Alterar Cidade

Sarampo: como se proteger do surto?

Sarampo

 

O sarampo caracteriza-se por ser uma doença viral que expressa principalmente sintomas como: febre, erupções na pele, sintomas respiratórios, irritação ocular e mal-estar intenso. Crianças menores de cinco anos são as mais acometidas.

 

A alta cobertura vacinal interrompeu a circulação do vírus de tal forma que a doença foi significativamente reduzida nos anos 2000. No entanto, casos de sarampo voltam a ser comuns em diferentes regiões do mundo.

 

Dados do Ministério da Saúde, divulgados em janeiro de 2019, indicam que desde o início de 2018, até o momento, foram confirmados 10.274 casos no país, indicando situação de surto da patologia.

 

TRANSMISSÃO DO SARAMPO

 

A transmissão do sarampo ocorre de forma direta, ou seja, de pessoa para pessoa a partir de secreções nasais liberadas no ato de tossir, espirrar, falar ou respirar e ocorre principalmente em locais fechados e aglomerado de indivíduos. Condições socioeconômicas, culturais e nutricionais também são influentes já que afetam diretamente o acesso de informação e a qualidade alimentar dos indivíduos.

 

VACINAÇÃO

 

A vacinação contra o sarampo continua sendo a forma mais eficiente de prevenir a patologia e, consequentemente, o surto. No Brasil são disponibilizadas primordialmente vacinas denominadas tríplices virais, que englobam: sarampo, rubéola e caxumba e devem ser administradas aos 12 meses de vida seguindo para a vacina tetraviral que inclui: sarampo, rubéola, caxumba e varicela e deve ser dosada aos 15 meses de vida.

 

Para os adultos de até 29 anos que não tenham seguido esse protocolo disponibilizado pelo Ministério da Saúde, recomenda-se duas doses da tríplice ou tetraviral. Entre 30 a 49 anos recomenda-se a dose única de um dos modelos descritos.

 

Os lactentes cujas mães já tiveram sarampo ou foram vacinadas possuem anticorpos temporários transmitidos pela placenta, gerando imunidade ao longo do primeiro ano de vida. Tais anticorpos são perdidos por volta dos nove meses de idade.

 

As doses padrão das vacinas garantem em média 90% de proteção contra o sarampo.

 

Atualmente, todos os estados do Brasil recebem doses para vacinação contra sarampo, a mesma é ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e distribuída nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

MEDIDAS PROFILÁTICAS

 

É importante manter uma boa higienização, de preferência com álcool 70%, ter o cuidado de cobrir boca e nariz ao espirrar ou tossir. Quando infectado, o indivíduo precisa ser mantido no mínimo longe das pessoas cinco dias depois que início das coceiras a fim de impedir a propagação da infecção.

 


 

Artigo escrito pelas acadêmicas: Caroline N. Taborda, Isabela Oderdenge e Karoliny Crotti Gomes Ferreira

 


REFERÊNCIAS

Centro Estadual de Vigilância em Saúde. Medidas de Prevenção e Controle. Disponível em: https://www.cevs.rs.gov.br/medidas-de-prevencao-e-controle-588646308b873. Acesso em 27 de março de 2019.

FIOCRUZ. Sarampo: sintomas, transmissão e prevenção. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/sarampo-sintomas-transmissao-e-prevencao. Acesso em 27 de março de 2019.

MANDAL, A. Prevenção do sarampo. NEWS MEDICAL LIFE SCIENCES. Disponível em: https://www.news-medical.net/health/Measles-Prevention-(Portuguese).aspx. Acesso em 27 de março de 2019.

Ministério da Saúde.  Ministério da Saúde atualiza casos de sarampo. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45089-ministerio-da-saude-atualiza-casos-de-sarampo-19. Acesso em: 27 de março de 2019.

Ministério da Saúde. Vacinação: quais são as vacinas, para que servem, por que vacinar, mitos. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/vacine-se. Acesso em 27 de março de 2019.

Ministério da Saúde. Sarampo: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo. Acesso em: 27 de março de 2019.

Saúde. 7 dúvidas comuns sobre o sarampo e a vacina, respondidas por uma médica. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/7-duvidas-comuns-sobre-o-sarampo-e-a-vacina-respondidas-por-uma-medica/. Acesso em 27 de março de 2019.

Sociedade Brasileira de Imunizações. Nota técnica 16/07/2018 – Sarampo: Diagnóstico, notificação e prevenção. Disponível em: https://sbim.org.br/images/files/nota-tecnica-conjunta-sarampo-sbimsbisbp20180716.pdf. Acesso em: 27 de março de 2019.