Ansiedade na vida acadêmica: Como lidar?

Artigo produzido pelas acadêmicas de Psicologia: Jessica A. S. Berardi, Gabriele Rank, Tatiane Almeida, Bruna K. da Cruz, Daiane F. de Souza e Thairini Chiott.

A vida acadêmica é repleta de desafios e incertezas e é comum que nós, estudantes, nos sintamos confusos sobre nosso futuro profissional, porém a maneira como nos preparamos e encaramos esses fatos pode impactar diretamente na nossa saúde mental.

Ansiedade e Universidade

A universidade traz consigo inúmeras mudanças à vida daqueles que ingressam no ensino superior, como por exemplo, o estabelecimento de novos vínculos afetivos, dúvidas e desilusões diante da carreira escolhida, responsabilidades mais complexas, dentre outras, o que pode resultar em altos níveis de estresse e ansiedade.

A ansiedade é um fenômeno natural, e faz parte da nossa existência e, por mais que cause algum desconforto, ela coloca nosso corpo em direção à mudança e nos prepara para agir diante das situações cotidianas.

No entanto, quando os sintomas e os níveis de ansiedade tornam-se excessivos e frequentes, prejudicando o funcionamento saudável da vivência diária é sinal de que algo está errado.

Os sintomas de ansiedade podem ser experienciados de forma mais ou menos intensa, de acordo com cada pessoa e a depender da situação. Os mais comuns são: dor no peito, taquicardia, respiração ofegante, desconforto abdominal, náuseas, alterações no sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, preocupação constante, medo que o pior aconteça, entre outros.

A principal causa da ansiedade está relacionada com nossas crenças sobre a nossa própria capacidade de executar determinadas ações, ou seja, nossa noção de autoeficácia.

No meio acadêmico estamos constantemente colocando nosso desempenho à prova, e a rotina corrida com a qual nos deparamos juntamente com a constante autocobrança atreladas a um ambiente de pressão e instabilidade, principalmente com relação a vida profissional podem ser indicadores de sofrimento durante a graduação. E a ansiedade nesse contexto pode causar reações aversivas que interferem no nosso aprendizado e, consequentemente no desempenho das atividades acadêmicas.

Mas então como controlar isso? Apresentamos a seguir algumas estratégias para lidar melhor com situações ansiosas relacionadas à vida acadêmica.

Estratégias para lidar com a ansiedade no meio acadêmico

Podemos elencar algumas estratégias e técnicas baseadas na Terapia Cognitivo-Comportamental, que facilitam a organização e planejamento e também o controle da ansiedade:

• Elaborar uma agenda com datas e prazos, a fim de se planejar com relação aos trabalhos e provas. Inclusive isso pode ser feito no calendário do celular.

• Questionar a validade e consequências de pensamentos ansiosos.

Por exemplo: o que está motivando esse pensamento ansioso? Esse motivo é um fato real, ou uma ideia que estou considerando com base apenas em minhas emoções quando estou ansioso? O que aconteceu de fato, o que passou pela minha cabeça, e o que senti com isso? O que esses pensamentos estão me causando? Posso mudar eles? O que eu ganho tendo esse tipo de pensamento?

• Criar imagens mentais, que consiste em se imaginar realizando a atividade que está gerando ansiedade, e considerar como poderia agir frente a possíveis problemas, a fim de pensar em uma melhor solução frente a dificuldades que possam surgir.

• Técnicas de respiração para controle imediato, como a respiração relaxada e profunda.

Referências

Falco e Ricci Qualidade de Vida. Como lidar melhor com a ansiedade e o estresse. 2019

LOPES et. Al. Ansiedade versus desempenho acadêmico: uma análise entre estudantes universitários. Cadernos de graduação: Ciências Biológicas e de Saúde Unit. 2019. Alagoas, v. 5, n. 2, p. 137-150. Disponível em <periodicos.set.edu.br> acessos em 23 mar. 2020

LANTYER et. Al. Ansiedade e qualidade de vida entre estudantes universitários ingressantes: avaliação e intervenção. Rev. Bras. de Ter. Comp. Cogn., 2016, Volume 18 no 2, 4-19

UNICESUMAR. Índice de ansiedade entre universitários é preocupante. 2019. disponível em <https://www.unicesumar.edu.br/nai/indice-de-ansiedade-entre-universitarios-e-preocupante/> acessos em 8 jun 2020.