Outubro Rosa 2013 “Essa Causa é Real”. Campanha de Prevenção de Câncer de Mama e de Colo do Útero.

16/10/2013

Outubro é o mês mais especial para as vitoriosas do mundo todo, como são chamadas as sobreviventes do câncer de mama e do colo de útero. Durante esse período, são realizadas diversas ações focadas na prevenção da doença.

Nesta edição do Outubro Rosa, mês em que as principais ações preventivas contra o câncer de mama são realizadas não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro, a Faculdade Campo Real traz como tema “ESSA CAUSA É REAL”.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente e o mais comum entre as mulheres, correspondendo a 22% dos casos novos a cada ano. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, principalmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Embora o exame cito patológico (Papanicolaou) tenha sido introduzido no Brasil na década de 50, a doença ainda é um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 40% das mulheres brasileiras nunca tenham sido submetidas ao exame.

O câncer do colo do útero corresponde, aproximadamente, a 15% de todos os cânceres que ocorrem no sexo feminino. As taxas de mortalidade referentes ao período de 1979 a 1998 evidenciam uma elevação de 29% nos casos. Seu pico de incidência situa-se entre os 40 e 60 anos de idade da mulher, sendo pouco frequente abaixo dos 30 anos.

Um problema de saúde pública no Brasil

Dentre todos os tipos de câncer, este é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando a perto de 100%, quando diagnosticado precocemente. Além disso, pode ser tratado em nível ambulatorial em cerca de 80% dos casos.

A detecção precoce do câncer do colo do útero em mulheres assintomáticas (rastreamento), por meio do exame citopatológico (Papanicolaou), permite que as lesões precursoras da doença sejam tratadas, antes mesmo do aparecimento dos sintomas.

Pensando nessa problemática, a Faculdade Campo Real reconhecendo a importância da rápida descoberta da doença para que o tratamento tenha maior eficácia e possibilidade de cura, trabalha em prol da divulgação sobre as doenças, buscando, de forma simples, esclarecer as dúvidas da população, através de palestras e campanhas preventivas.

A campanha procura fomentar a agilidade no tratamento das pacientes com câncer de mama e do colo do útero, principalmente através da realização de exames preventivos na Clínica Escola REALCLIN, a qual, neste mês, passa a ser um posto de coleta de Preventivos de câncer de colo do útero, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava.

Na Faculdade Campo Real, a campanha, a cada ano, tem conseguido maior adesão da população, o que é essencial para alertar a sociedade para a realidade atual do câncer de mama e de útero bem como para a importância do diagnóstico precoce.

No Brasil, existem cerca de seis milhões de mulheres entre 35 e 49 anos que nunca realizaram o exame citopatológico do colo do útero (Papanicolaou). A consequência dessa lacuna são milhares de novas vítimas a cada ano, mulheres que, se tivessem tratado a doença em tempo, poderiam estar vivendo hoje uma vida normal. Por isso o Ministério da Saúde continua trabalhando para assegurar, ao maior número dessas mulheres, acesso às Unidades de Saúde e ao exame citopatológico.

É importante lembrar que a maioria das que desenvolvem a doença e não buscam ajuda é gente muito simples, sem acesso à informação e que não faz prevenção por medo ou até por vergonha. Desse modo, a sua participação é um passo muito importante. Trate com toda atenção, carinho e, principalmente, respeito as mulheres que forem à sua procura. Provavelmente muitas delas tiveram que superar enormes barreiras para chegar até você e contam muito com a sua paciência, compreensão e ajuda.

Também é fundamental orientar suas pacientes sobre a necessidade de fazer o retorno para buscar os resultados, até mesmo porque o Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero garante o tratamento dos problemas detectados.

Procure se informar sobre como encaminhar os casos suspeitos ou positivos à unidade de abrangência. Agora, vamos ao trabalho! Muitas mulheres estão a caminho e contam com vocês!