8 livros imperdíveis para aproveitar as férias

Confira nossa lista com livros com diferentes estilos literários para curtir nas férias

A chegada das férias é o momento mais esperado por muitos acadêmicos. Afinal, é a hora de descansar após um longo período letivo cansativo. É a época em que muitos aproveitam para colocar as séries e filmes em dia, ver os amigos e aproveitar um tempo com a família. E com o tempo livre que você terá, ainda pode atualizar sua lista de leitura! A Campo Real separou alguns livros para você ler nessas férias. Alguns novos, outros clássicos, e de vários estilos literários. Escolha os seus livros preferidos e aproveite! Tem alguma dica para compartilhar? Conte-nos nos comentários.

Confira nossas lista!

capa do livro o conto de aia

O Conto de Aia

O livro de Margaret Atwood é um romance distópico lançado em 1985. Apesar de ter sido lançado há mais de 30 anos, o livro ganhou destaque recentemente por ter sido adaptado para televisão em formato de série, indicada a 11 prêmios Emmy em 2017.

A história se passa no futuro, em um território que um dia foi Estados Unidos. Nessa nova nação o regime é a teonomia totalitária fundamentalista cristã. A sociedade foi dividida em castas e os direitos humanos foram severamente limitados. Em especial os direitos das mulheres. Elas são divididas entre férteis e inférteis. As férteis pertencem à casta das aias. Mulheres que são estupradas durante seu período fértil para gerar filhos aos comandantes do alto escalão do governo. Na narrativa de Atwood, acompanhamos a trajetória da aia Offred. O texto traz reflexões sobre liberdade, direitos civis e poder.

capa do livro ensaio sobre a cegueira

Ensaio sobre a cegueira

Ensaio sobre a cegueira, do escritor José Saramago, traz reflexões a respeito do comportamento humano. O livro narra a história de uma epidemia de cegueira que se espalha pela cidade. A primeira pessoa atingida é um homem que, parado em um sinal vermelho, não consegue mais ver. Após isso, várias pessoas começam a perder a visão. Elas ficam isoladas e a cidade divide-se entre os cegos e aqueles que veem. Saramago mostra o lado obscuro do ser humano nesse ensaio que é um de seus maiores sucessos.

livro capitão de areia Capitães de Areia

Um dos clássicos da literatura brasileira, o livro de Jorge Amado retrata a história de um grupo de meninos de rua chamados de Capitães de Areia. As vidas de todos os meninos do bando foi marcada por algum problema familiar, que os levou à rua. Eles sobrevivem de pequenos furtos e vivem em um trapiche. Alguns personagens ganham destaque, como Pedro Bala, o líder do grupo, Pirulito, Professor, Sem Pernas, Boa-Vida, Volta-Seca, Gato e Dora, a única menina entre eles. A obra é um misto de aventura e crítica social.

o tempo e o vento

O Tempo e o Vento

Outro clássico da literatura brasileira, a obra do gaúcho Érico Veríssimo nos apresenta quase 200 anos da história do estado do Rio Grande do Sul, por meio da história das famílias Terra e Cambará. Ela é dividida em três partes: “O Continente”, “O Retrato” e “O Arquipélago”. Alguns personagens ficaram marcados na história da literatura, como Ana Terra e o Capitão Rodrigo. Os dois tem personalidades fortes e cativantes, que ficam na memória de quem lê. A obra de Veríssimo já foi adaptada para televisão duas vezes e uma vez para o cinema.

capa do livro outros jeitos de usar a boca

Outros jeitos de usar a boca

O livro de poemas escrito pela jovem indiana Rupi Kaur liderou o ranking dos mais vendidos do jornal The New York Times por mais de 40 semanas. Ele está dividido em quatro partes: a dor, o amor, a ruptura e a cura. Os poemas de Rupi abordam a mulher, a forma como ela é vista pela sociedade e como ela se vê. Traz à tona temas fortes de empoderamento, sororidade e dá visibilidade às causas feministas. Cada poema tem uma ilustração feita pela própria Rupi.

capa do livro origem

Origem

A mais recente obra do escritor Dan Brown pode ser uma boa pedida para as férias. Acompanhe a nova aventura de Robert Langdon. Sua premissa é a pergunta “De onde viemos e para onde vamos?”. O personagem Edmond Kirsch, parece ter a resposta. Mas, como é característico de Brown, a resposta não é revelada sem uma boa dose de símbolos enigmáticos, obras de arte modernas e conspiração.

capa do livro clube da luta

Clube da Luta

Clube da Luta foi lançado em 1996, do escritor Chuck Palahniuk. O nome do narrador não é revelado, mas mostra-se um homem inteligente, mas entediado com sua vida. Ele passa a visitar grupos de apoio para pessoas com doenças degenerativas, como forma de se sentir melhor com sua própria vida. Ele conhece Marla, outra pessoa infeliz com sua vida que visita os grupos de apoio para se sentir melhor. Eles ficam incomodados um com a presença do outro. Como alternativa aos grupos de apoio surge o Clube de Luta. O fundador do Clube é Tyler Durden. No princípio, são apenas os dois brigando como forma de extravasar seus sentimentos. Mas logo o Clube da Luta toma grandes proporções. O livro traz questionamentos filosóficos e sociais.

capa do livro sociedade dos meninos genios

Sociedade dos meninos gênios

Um livro bem humorado, revestido de aventuras e com um assunto forte: assim é a narrativa de Sociedade dos Meninos Gênios. Violet Adams assume a identidade de seu irmão gêmeo para ingressar em uma renomada faculdade que só aceita meninos. Lev AC Rosen discute questões de gênero e papel na sociedade de uma forma leve para jovens.