A alimentação nos dias de prova é essencial, para que você tenha um maior desempenho. Não deve se preparar apenas nos conteúdos, é também preciso se preparar corretamente antes do início das provas. Com uma boa noite de sono e principalmente com uma boa alimentação. É mais que importante que no dia da prova você não deixe de se alimentar, pois sua alimentação será o seu combustível que vai turbinar seu desempenho! As dicas também são válidas para a prova de vestibular.
Não use medicamentos sem prescrição médica. Qualquer medicação para dormir ou para acordar deve ser evitada, principalmente na véspera das provas. O sono em dia aumenta a capacidade de concentração e foco. E a atenção é imprescindível para responder as questões.
Tão importante quanto movimentar o corpo é deixá-lo repousar. É fundamental dormir bem porque o conteúdo adquirido ao longo do dia é consolidado enquanto dormimos. Ou seja, o sono faz parte do aprendizado.
A alimentação nos dias de prova deve ser balanceada. Para isso, tome um café da manhã bem reforçado e almoce antes da prova. No dia da prova, opte pela carne branca, pois ela é de fácil digestão e ajuda na memória. Evite as carnes vermelhas, elas são pesadas e isso faz com que diminua o metabolismo e prejudique sua concentração.
Frutas como maçã, abacate, pêra, morango, mamão e banana são uma ótima opção para lanches nos intervalos dos estudos. Também, iogurte com frutas, torrada integral com queijo branco, sanduíche natural de pão integral com cenoura, alface e tomate e acompanhado de suco de frutas podem ser sugestões para auxiliar na saciedade e no estudo.
Todos nós sabemos que hidratar-se é essencial, portanto tome água e isotônicos. Frutas, barrinhas de cereal e chocolate meio amargo ou 70% cacau, podem fazer parte do seu lanche.
Se a ansiedade atrapalha o seu apetite, tente fazer uma refeição mais leve. Deixar de comer causa hipoglicemia (baixa taxa de glicose no sangue), e isso faz com que você tenha sono e dificuldade na concentração, além de outros sintomas, como tontura, dor de cabeça e fraqueza.
Para quem sofre com a ansiedade, vem ai!!! A banana pode te ajudar a diminuir o nervosismo durante a prova. Mas se você tem problemas de pressão baixa, não esqueça de levar um lanchinho salgado. Um sanduíche natural é uma ótima opção… PRESTE ATENÇÃO! Evite alimentos gordurosos e refrigerantes. Os refrigerantes contêm muito açúcar e por isso são de fácil digestão, minutos depois você estará com fome novamente.
Quem se prepara para as provas de longa duração deve evitar cafeína e energéticos. Olha só! Está muito enganado quem toma aquele cafezinho para ficar acordado até mais tarde estudando. Essas substâncias podem te deixam acordado, mas não necessariamente mais concentrado. Isso mesmo!
Frutas, leite e derivados, pães e cereais integrais, queijo branco, ovos e geleia, podem fazer parte dessa refeição. Uma alimentação saudável e que tenha todos os grupos alimentares fornecendo energia para o seu dia!
Os carboidratos são fonte de energia para o cérebro. Mas cuidado! Escolha os alimentos integrais, além de possuir fibras, eles garantem saciedade por mais tempo, pois sua absorção é lenta, diferente de carboidratos simples, como doces, que acarretam um pico de glicose e depois de alguns minutos já bate aquela fominha!
Evite comer muito em uma única refeição, pois a grande demanda vai necessitar de energia, causando sonolência. Faça uma distribuição nas refeições, coma de três em três horas para uma manutenção da glicose.
Evite alimentos pesados como feijoada e lasanha e substitua-os por alimentos mais leves, como um arroz integral, carnes magras e salada. Alimentos pesados necessitam de mais energia para fazer a digestão e isso ocasiona naquele sono na hora errada! O mesmo acontece com frituras e alimentos ricos em gordura, pois eles retardam o esvaziamento gástrico.
Muitas pessoas sofrem com o estresse e a pressão e acabam influenciando o funcionamento intestinal. E sim, isso acontece mesmo! Vamos te ajudar, para isso, evite experimentar preparações diferentes e um ótimo aliado é a banana e a maçã, sendo fonte de fibras solúveis e insolúveis, elas vão auxiliar na regulação intestinal.
Oleaginosas como castanhas do Pará, nozes, amêndoas são fonte de ômega 3. Atum, sardinha e salmão são ricos em ácidos graxos, que atuam no desempenho cerebral, auxiliando na memória e concentração. Use isso a seu favor!
Os alimentos são divididos em macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são carboidratos, proteínas e lipídios. Já os micronutrientes são vitaminas e minerais.
Os carboidratos fornecem energia e são encontrados em cereais e tubérculos, como pães, arroz, mandioca e farinha de trigo. As proteínas são responsáveis pela força muscular, encontrados em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, aves e leites, e em pouca proporção em vegetais, frutas e hortaliças. Os lipídios correspondem aos óleos e gorduras, como abacate e oleaginosas, amêndoas e nozes.
Os micronutrientes são as vitaminas e minerais, sendo vitais para o organismo, auxiliando no funcionamento de todos os sistemas. Presentes em frutas, legumes e hortaliças, vale lembrar que elas não são acumuladas no corpo, por isso é necessário a ingestão diária. Dê preferências aos alimentos in natura, garantindo assim qualidade e saúde.
Pronto, você já está preparado para essa maratona de desafios. Boa sorte!
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.