Como escolher a melhor faculdade para você?

Uma das grandes preocupações nos dias de hoje é a formação. O mundo cada vez mais globalizado e competitivo exige do indivíduo uma busca incessante por formação, em busca de uma boa colocação no mercado de trabalho. Mas como escolher a melhor faculdade para a seguir a sua formação?

Primeiro escolha seu curso

A escolha da área em que pretende atuar é de vital importância. É ela que vai guiar escolha da melhor faculdade para estudar. Primeiro você deve buscar por testes vocacionais e descobrir suas aptidões para escolher uma profissão que lhe traga, antes de dinheiro e sucesso, prazer e bem-estar. Você precisa sentir-se bem realizando aquilo que gosta. O sucesso e o dinheiro serão consequências. Pense que você passará no mínimo quatro anos estudando sobre aquela profissão e o resto de sua vida trabalhando com ela.

Áreas de conhecimento

Ciências Humanas

Dentre os cursos que se encaixam nessa área estão Administração, Direito, Publicidade e Propaganda, Design, Jornalismo, entre outros. Devem preferir os cursos dessa área pessoas com senso crítico aguçado, com habilidades de relacionamento, pessoas criativas e com alta capacidade de solução de problemas e bom relacionamento com conhecimentos linguísticos.

Ciências Exatas

A base das ciências exatas é a matemática, usada para o desenvolvimento de resultado lógicos e precisos. Se durante o ensino médio sua familiaridade foi com Física e Matemática e você adora raciocínio lógico, as ciências exatas são para você. Aqui estão os cursos das Engenharias, Arquitetura, Ciências da Computação, entre outros.

Ciências Biológicas e da Saúde

O foco é a vida. Aspectos relacionados ao corpo humano e seres vivos são estudados nessa área que tem como base a Biologia e Química.

Depois de escolher a área, analise alguns fatores.

Vagas de emprego: analise se existem vagas na sua região para o curso pretendido. Se não tiver, analise a sua disponibilidade para mudança de região.

Salário: A média salarial dos profissionais, atuando hoje no mercado de trabalho, formados no curso que pretende fazer, possibilitarão a você um padrão de vida desejado?

Qualidade de vida: Algumas profissões exigem um nível de estresse e carga-horária muito maior que outras. Essa é uma consideração que deve ser feita antes de optar por um curso. Você quer ter horários mais congelados? Mais flexíveis? Trabalhar aos finais de semanas? Enfrentar plantões? São perguntas que devem ser respondidas na hora de decidir que curso fazer.

Escolhendo a melhor faculdade

Depois da definição da área e do curso que pretende cursar é chegada a hora de escolher a melhor faculdade para estudar e onde serão realizados os estudos. Alguns pontos devem ser analisados com muito cuidado para não errar na escolha:

Corpo docente: É uma frase muito óbvia, mas quanto melhor o corpo docente melhor será a formação do acadêmico naquela instituição. Por isso avalie a qualidade dos professores, sua formação, sua titulação, suas experiências no mercado e a bagagem que eles podem trazer para dentro da sala de aula. Isso será de suma importância para sua formação.

Avalições pelo MEC: Outro ponto importante é saber se o curso tem boas avaliações junto ao Ministério da Educação. Em um outro post do nosso blog que você pode ler aqui, falamos sobre essas avaliações. Elas podem indicar a qualidade de uma faculdade e ajudar a escolher uma boa instituição para cursar seu ensino superior.

Infraestrutura: Bibliotecas com rico acervo bibliográfico, laboratórios de aulas práticas, uma boa estrutura de informática, bom atendimento, espaços de estudos e conferências são essenciais para o aprendizado. Conheça o espaço da faculdade que pretende cursar e avalie se atende às suas expectativas.

Estágios e parcerias: algumas faculdades tem excelentes programas de estágios e programas de parcerias com empresas do ramo de formação. Isso pode proporcionar uma enorme facilidade de colocação no mercado de trabalho no futuro. Não deixe de avaliar essa grande oportunidade antes de escolher sua faculdade.

Pesquisa com egressos: nada melhor do perguntar para quem já consumiu um produto ou serviço, não é mesmo? Por isso uma conversa com quem já cursou aquela faculdade que está pensando fazer é essencial para tirar as últimas dúvidas, saber se realmente aquela faculdade atende as expectativas, soluciona possíveis problemas e o prepara para o mercado de trabalho.

Conclusão

Seguindo essas etapas você estará minimizando as chances de não acertar na escolha de sua faculdade. O mercado hoje está cada vez mais exigente e existem muitas opções de cursos e faculdades no mercado. Atente para as que realmente a tornarão profissionais de qualidade. Leia também nosso post sobre Faculdade Presenciais versus Ensino à distância, defina seu foco, conheça a Campo Real e considere sempre. A formação é cada vez mais exigida e fundamental.

Cleber Augusto dos Santos
 Dir. de Comunicação e Marketing