Por que o curso de Psicologia é um dos mais procurados?

A Psicologia engloba as Ciências da Saúde, Humanas e Sociais

O trabalho de um psicólogo é analisar as emoções, ideias e valores do ser humano para entender fenômenos psíquicos e de comportamento. O profissional orienta o paciente de maneira a ajudá-lo a entender as causas de seu problema e adequar suas atitudes. Isso visa melhorar a qualidade de vida das pessoas.

No mundo conturbado e ansioso em que vivemos hoje, cada vez mais as pessoas sentem a necessidade de buscar esses profissionais em busca do controle emocional e da boa saúde mental.

A Psicologia como profissão

Existem muitas áreas em que o profissional pode se especializar e atuar. Psicologia social comunitária, escolar, do esporte, organizacional, moda, trânsito, saúde, entre outras. Pode atuar como orientador educacional em creches e escolas. Em instituições de saúde e/ou saúde mental, como hospitais, centros de saúde, ambulatórios de saúde mental e clínicas psicológicas. Além disso, pode trabalhar em centros esportivos, ONG’s, centros de convivência e comunitários. Também, em empresas públicas e privadas. Seu objetivo é, sempre, contribuir para a prevenção e melhoria da qualidade de vida humana, seja individual ou coletiva.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para psicólogos não para. Uma área que têm apresentado crescimento é a de preparação de atletas e equipes esportivas. Também, de atendimento para idosos, como foco em saúde mental, é uma área a ser investida.

Outras áreas que sempre demandam profissionais são em empresas, nos setores de recursos humanos, e em escolas, dando orientações educacionais e profissionais.

O psicólogo pode ainda atuar na neuropsicologia, tratando distúrbios como demências ou transtornos de aprendizagem, como a dislexia.

Conheça outras áreas de atuação do psicólogo:

• Clínica;
  • Comportamento do consumidor;
  • Orientação profissional;
  • Esportiva;
  • Educacional;
  • Psicologia da saúde;
  • Psicologia hospitalar;
  • Psicologia jurídica;
  • Psicologia organizacional e do trabalho;
  • Psicologia social;
  • Psicologia do trânsito;
  • Psicomotricidade;
  • Neuropsicologia.

Diferença entre psicólogo e psiquiatra

A principal diferença entre o psicólogo e o psiquiatra está em sua formação. O psiquiatra precisa concluir o curso de Medicina e, então, realizar especialização ou residência em Psiquiatria. O psiquiatra pode receitar medicamentos para auxílio no tratamento, já o psicólogo não.

A Psicologia na Campo Real

O curso de Psicologia na Campo Real estimula o acadêmico a ter espírito de investigação. Assim, o profissional saberá trabalhar unindo aspectos teóricos e práticos da Psicologia. E, além disso, o acadêmico aprende a pensar criticamente. Dessa maneira, pode avaliar os problemas da sua realidade e pode contribuir com possíveis soluções.

O curso abrange as Ciências da Saúde, Humanas e Sociais. Sua finalidade é compreender a construção do ser humano em suas múltiplas dimensões. Ainda, destina-se espaço para debates e estudo de temas contemporâneos, para compreensão da realidade social nacional, regional e local.

Para se formar, o acadêmico deve passar por um estágio supervisionado e atividades complementares.

RealClin

Os acadêmicos de psicologia da Campo Real podem passar por seu estágio obrigatório na RealClin.  Entre os objetivos do estágio na RealClin, estão a participação do acadêmico em todo o processo de atendimento clínico, desde a triagem até o tratamento do paciente. Além disso, que o acadêmico desenvolva sua postura ética e aplique seus conhecimentos de uma forma mais abrangente e prática. Todas as atividades são supervisionadas por professores. Dessa forma, a RealClin oferece atendimento de qualidade e acessíveis à população.

A RealClin funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h.