Acadêmicos apresentam Projeto de Extensão Revitaliza Guarapuava
07/07/2021Os acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil apresentaram nesta quarta-feira, 7 de junho, o Projeto Piloto de Revitalização da Rua 17 de Julho, como parte do Projeto de Extensão Revitaliza Guarapuava.
O Projeto de Extensão, coordenado pela professora Iris Parada Souza, é em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), promovendo interação entre acadêmicos e comunidade, priorizando o compromisso social da Campo Real.
Os estudantes, supervisionados pelas professoras Jéssica Cristina Kunz, Bárbara Pergher Dala Costa e Carolina de Freitas, desenvolveram um plano piloto para revitalização de um trecho da Rua 17 de Julho, no bairro Santa Cruz.
O evento contou com a presença do vice-prefeito de Guarapuava, Samuel Ribas, do secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu e do vereador Pedro Moraes que elogiaram o projeto e indicaram a vontade da prefeitura em levá-lo à diante.
Também estiveram presentes o prefeito de Foz do Jordão, Francisco Clei da Silva e as vereadoras do município, Fabiane Manfé e Noreci Claro. O representante da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), Fernando Volanin, além de empresários da Rua 17 de Julho que também acompanharam a apresentação do plano de intervenção urbana desenvolvido nos últimos três meses pelos acadêmicos.
Segundo a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Iris Parada Souza, a equipe de acadêmicos desenvolveu um projeto que aliou mobilidade, acessibilidade, paisagismo e desenho urbano de extrema qualidade, oferecendo aos moradores e empresários da rua e do bairro uma proposta que privilegia o pedestre, as interações sociais no espaço urbano e o comércio local.
“São projetos como esse que complementam a formação profissional de nossos acadêmicos aproximando teoria e prática e favorecendo toda a comunidade. Estamos ansiosos para os próximos passos: desenvolver esse plano piloto em parceria com a Prefeitura de Guarapuava e tirá-lo do papel, ali e em outros locais, dentro e fora de nossa cidade. Vem muito projeto por aí e muito conhecimento compartilhado”, comenta.