Acadêmicos de Medicina Veterinária realizam aula prática

19/05/2017

Os acadêmicos do quarto período do curso de Medicina Veterinária, acompanhados das professoras Patricia Diana Schwarrz e Aline A. da Silva, realizaram uma visita à Agropecuária Morro Branco, localizada no município de Candói (PR), propriedade de Eros Lange (in memorian) e Soeli Pereira Lange.

A agropecuária é especializada na produção de leite e ovinos de corte em agrosilvipastoril. O sistema de produção de leite é semi-confinado, as vacas ficam no pasto e tem suplementação no cocho, com silagem, feno, ração e sal mineral. Hoje, a propriedade está com 63 vacas em lactação da raça Holandesa e Jersey, dividida em dois lotes com média de produção de 30L/vaca dia e 20L/vaca dia, respectivamente.

Durante a atividade, os acadêmicos observaram todo o sistema de produção das vacas de leite. Os alunos também realizaram palpação retal e ultrassonografia para diagnóstico de gestação nas vacas, diversos manejos em ovinos, como casqueamento, drenagem de abcessos, aplicação de medicamentos e tiveram orientação sobre instalações, manejo de vermifugação segundo o método Famacha® utilizado na propriedade e sobre seleção de animais para reprodução.

“A aula prática é onde podemos ter mais contato com a realidade do campo, saímos da teoria e vamos em busca do que acontece do dia-a-dia de uma propriedade. As dúvidas são esclarecidas e técnicas aprendidas. Foi muito produtivo tanto para os alunos quanto para a propriedade, e digo em nome da minha mãe que as portas da propriedade sempre estarão abertas”, comenta a acadêmica Astrydt Karina Lange.