Estudantes realizam pesquisa “Saúde Mental na Pandemia Covid-19”

29/07/2020

A chegada do novo Coronavírus no Brasil, doença classificada como Covid-19, ficou conhecida pela alta transmissibilidade, por provocar graves problemas respiratórios e também pela expressiva taxa de mortalidade. O enfrentamento do Covid-19 exigiu da população acadêmica medidas imediatas de prevenção, como a suspensão de aulas presenciais. Contudo, a privação social produz impactos para a saúde mental das pessoas, intensificando os sentimentos de medo, ansiedade, angústia, tristeza e insegurança.

A pesquisa “Saúde Mental na Pandemia Covid-19: Aspectos Psicossociais e Estratégias de Enfrentamento da Comunidade Acadêmica do Centro Universitário Campo Real” será desenvolvida pelos acadêmicos do oitavo período do curso de Psicologia, com a orientação da professora Debora Rickli Fiuza.

Clique aqui para participar da pesquisa.

A pesquisa investigará quais são as repercussões psíquicas causadas pela pandemia Covid-19 e as estratégias de saúde mental entre colaboradores, docentes e alunos do Centro Universitário Campo Real. Os dados serão coletados virtualmente, por meio de questionários e entrevistas.

É de extrema importância a identificação dos sentimentos vivenciados no regime de isolamento social e das estratégias utilizadas para o enfrentamento de período, sobretudo, em um período de bastante instabilidade emocional. Com isso, a pesquisa pretende reverter informações obtidas em estudos e projetos voltadas para o desenvolvimento e fortalecimento da saúde mental da comunidade acadêmica.