Guarapuava - PR Alterar Cidade

Acadêmicos da Campo Real visitam banco de leite humano

04/06/2018

Banco de Leite Humano

Os acadêmicos do quinto período de Nutrição participaram de uma visita técnica ao Banco de Leite Humano de Guarapuava. A atividade faz parte da disciplina de Nutrição Materno Infantil, ministrada pela professora Simone Carla Benincá.

Os estudantes puderam verificar toda a dinâmica do processo, que vai desde a coleta do leite humano até a pasteurização e distribuição final. Na ocasião, os acadêmicos também tiveram a oportunidade de ver na prática o trabalho do nutricionista no Banco de Leite.

A acadêmica Fabiana Rodrigues Moreira descreve a visita e como foi a abordagem. “A nutricionista Franciele Boaria explicou como acontece o processo de doação, no qual as mães que desejam doar e não podem ir até o Hospital São Vicente podem ligar para o Banco de Leite. Ima equipe irá até a casa da mãe realizando as orientações e entregando um kit para coleta do leite. Após o recebimento, o leite é levado para processamento, pasteurização e armazenamento, fazendo com que chegue até as crianças internadas preservado e livre de contaminações. As mães que estão com dificuldades para amamentar também podem recorrer ao Banco de Leite, aonde receberão orientações para conseguir amamentar. As doações irão beneficiar outros bebês que necessitam do leite materno, em especial os prematuros da UTI neonatal. O leite é fundamental na alimentação dos bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe, por isso a doação se faz tão necessária. O aleitamento materno protege o recém-nascido de infecções, desnutrição, reduz a mortalidade neonatal e diminui o período de internação”.

A acadêmica Gabriela Marquezin acrescenta a importância do leite materno para o bebê e da doação aos bancos de leite. “O aleitamento materno dentro da Nutrição requer dedicação total, pois durante pelo menos os dois primeiros anos de vida do bebê é a primeira prática alimentar oferecida pela mãe e tem relação total com a saúde desse indivíduo ao longo de toda a sua vida. Uma das grandes riquezas presentes em uma pós-gestação é a presença desse leite materno e entende-se que este estágio gera diversos benefícios nutricionais, imunológicos, emocionais e fisiológicos, tanto para o lactante como para mãe que fornece o leite a ele. Tão importante e gratificante quanto poder amamentar seu filho é estar ajudando a outros bebês a se desenvolverem com o fornecimento desse leite. É de extrema importância que haja esses bancos de leite humano próximos, pois assim as mães que querem fornecer esse leite tenham praticidade para fazer a doação. Toda quantidade de leite humano doado é importante para salvar uma vida”.

banco de leite humano