Dia do Profissional Enfermeiro

12/05/2016

O Curso de Enfermagem da Faculdade Campo Real realizou em 12 de maio dia do Profissional Enfermeiro, encontro com os alunos do Curso, no Salão Nobre da Faculdade Campo Real, as atividades contemplaram a apresentação do filme “Ana Nery”, Teatro LIFEHOUSE do Grupo Rede Universitária e palestra sobre O Trabalho Interdisciplinar na REALCLIN e a inserção dos acadêmicos nessa nova metodologia de trabalho em saúde.

Essas atividades foram realizadas por considerar que a competência profissional surge como um processo de construção, do desejo de crescer e de empreender, sendo que o melhor caminho é o continuo aperfeiçoamento, porque somos seres inacabados e nos encontramos em constante desenvolvimento. É necessário produzir conhecimentos que instrumentalizem o processo de tomada de decisões, por padrões éticos e de um perfil da força de trabalho esperado para o desempenho profissional seguro da enfermagem e do usuário dos serviços de saúde.

Os Profissionais de Enfermagem tem um compromisso moral de estar atualizado e capacitado para cuidar de maneira segura e qualificada, pois vivemos um tempo de constantes mudanças. Assim a Enfermagem deve ter como base um saber consolidado que busca subsidiar o como agir no dia a dia, além de apontar estratégias, para o enfrentamento de desafios constantes de sua pratica profissional.

Falar da Enfermagem como trabalho e profissão nos reporta a atitudes de fortalecer conquistas e ser capaz de captar o emergente. Nesta conjuntura, devemos defender o direito a vida, à saúde e a qualidade do cuidado prestado, bem como a valorização da profissão orientada pelo agir ético e pelo exercício do pensamento critico. É necessário que os profissionais de enfermagem assumam o papel no âmbito da saúde e na sociedade como um todo, desvelando uma profissão que pensa, age e defende um modelo de organização do trabalho que considera o direito à saúde para o conjunto da população e o provimento de ações tecnicamente competentes e protetoras dos direitos dos usuários.