Índices do MEC confirmam a Campo Real como a melhor faculdade em Guarapuava

16/01/2018

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta semana as notas do Índice Geral de Cursos (IGC), em que novamente a Faculdade Campo Real obteve destaque em Guarapuava e também no Paraná.

Melhor Faculdade em Guarapuava

Segundo o relatório do MEC, a Campo Real é a melhor faculdade de Guarapuava. A instituição conquistou o primeiro lugar, com o conceito 4 na faixa do IGC, em uma escala que vai de 1 a 5. As outras faculdades da cidade receberam índices inferiores.

Entre todas as faculdades do Paraná, a Campo Real é a 12ª melhor do Estado. As outras instituições de Guarapuava ficaram nas posições de 45º e 105º. O MEC avaliou 144 faculdades no Paraná.

Ainda segundo o relatório divulgado pelo MEC, o IGC foi atribuído à 1741 faculdades do país e a Campo Real está entre as 160 melhores do Brasil.

O IGC é considerado o mais importante conceito do ensino superior no Brasil. As informações divulgadas são referentes às avaliações de 2016. O relatório completo pode ser conferido no portal do MEC, clicando aqui.

Melhores Cursos do Paraná

Ainda segundo os relatórios de 2016, os cursos de Engenharia Agronômica e Enfermagem conquistaram o conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), sendo uma das melhores notas do Paraná.

O MEC também divulgou o Conceito Preliminar de Curso (CPC). As graduações em Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia de Produção e Enfermagem foram destaque na avaliação. Os cursos conquistaram altos conceitos e ficaram entre os melhores do Estado. Clique aqui e confira os relatórios completos.

Reconhecimento da Campo Real

Segundo o professor e diretor geral da Campo Real, Edson Aires da Silva, a instituição comprovou mais uma vez que é a melhor faculdade de Guarapuava e da região, com altos índices, passando à frente de renomadas faculdades do Paraná.

“Isso representa que estamos no caminho certo, oferecendo uma educação de excelência e promovendo a diferença. A Campo Real reforça o compromisso sério com a sociedade, preparando acadêmicos com novas visões de mundo. A nossa missão é formar profissionais que transformem a comunidade em que vivem, solucionando problemas e apresentando possibilidades de melhorias”, acredita o professor Edson.

Avaliação do MEC

As notas atribuídas pela avaliação do MEC são baseadas na análise das condições de ensino, em relação ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Para o cálculo, são consideradas a qualidade dos cursos, revelada pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC); a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, a partir de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.