Oportunidade Real é o compromisso social com o futuro profissional

16/08/2022

O Centro Universitário Campo Real garante o primeiro contato profissional positivo ao acadêmico no mercado de trabalho o preparando na formação acadêmica.

OPORTUNIDADE REAL

O programa é direcionado aos acadêmicos do Centro Universitário Campo Real no que se refere ao encaminhamento e indicação às vagas de empregos disponíveis no portal guarapuava.camporeal.edu.br/oportunidade-real, que são disponibilizadas pelas empresas e empreendedores locais.

Para o público em geral, a participação é livre e inteiramente gratuita no sentido de palestras, workshops e oficinas que são realizadas através do programa durante todo o ano letivo.

PARTICIPAÇÃO LIVRE E GRATUITA

As atividades abertas para toda comunidade, incluem dicas para a construção adequada do currículo profissional, comportamento em entrevista de emprego, observação pessoal das habilidades para delineamento de perfil, experiências profissionais das empresas parceiras e orientações sobre carreira.

Para a coordenadora do Oportunidade Real, professora Maria Luiza Klein, o termo empreendedorismo diz respeito ao comportamento empreendedor, a pró-atividade, o empenho e a observação de uma empresa em sua totalidade.

Missão incorporada pelo Programa Oportunidade Real que faz parte do Centro Empreendedor do Centro Universitário Campo Real, eixo que anteriormente já deu origem a outro programa que também obteve sucesso entre os acadêmicos, como o Safari Business Game.

MERCADO DE TRABALHO

Pensando na atuação do mercado de trabalho, no desempenho do projeto Safari, a grande procura das empresas para indicação de acadêmicos por vagas de trabalho efetivo e estágio remunerado, o Oportunidade Real foi construído.

Com objetivo de promover ações de inserção dos estudantes no mercado de trabalho, o programa abrange todos os cursos oferecidos pelo Centro Universitário Campo Real e por esse motivo é vinculado ao Centro Empreendedor e não a uma coordenação específica.

BUSCA PELA EXCELÊNCIA

“As empresas buscam contratar e pessoas precisam trabalhar e nós não podemos ser alheios a essa demanda. Com o programa não podemos garantir uma efetivação, por exemplo, mas nossa comunicação garante a oportunidade”, conta a professora Maria Luiza.

Na intenção de organizar os pedidos de indicação de estudantes das empresas, foi criado o programa Oportunidade Real em 2016, que juntamente com o mercado de trabalho vem se remodelando em 2022.

A atualização está sendo realizada para aproximar cada vez mais o empreendedor do estudante que busca vagas de trabalho e oportunidades de aperfeiçoamento profissional.

Durante essa trajetória, muitos objetivos já foram alcançados e essa nova roupagem do programa vai preparar ainda mais os acadêmicos para que estejam aptos para o mercado de trabalho.

Antes do programa as indicações dos acadêmicos para as empresas eram feitas informalmente através do contato direto dos empreendedores locais com o Centro Universitário Campo Real.

EMPRESAS E EMPREENDEDORES

Nesse sentido, qualquer empresa ou empreendedor pode ofertar vagas através do portal de cadastramento, bem como, participar das demais atividades que englobam o programa.

Para isso basta contatar o Centro Universitário Campo Real pessoalmente se direcionando até a Rua Comendador Norberto, 1299 no bairro Santa Cruz ou por meio do e-mail oportunidadereal@camporeal.edu.br.

CAPACITAÇÃO

Para além de um canal de divulgação de vagas de emprego, as coordenações que organizam o programa, orientam os acadêmicos sobre como se preparar profissionalmente para as modalidades de trabalho que existem, assim como, qual melhor se adequa às suas habilidades e competências.

Dessa maneira, o programa representa a possibilidade de uma consolidação de carreira ou início dela, olhar profissional, vaga apropriada para o acadêmico evitar uma experiência frustrante, possibilidades para a comunidade, aperfeiçoamento e aproveitamento absoluto da formação acadêmica.